Notícia no detalhe
Universidades conhecem projetos para bolsistas
Representantes das instituições conveniadas com o Programa de Bolsas de Estudos do nível superior da Prefeitura de Campos se reuniram na manhã desta quarta-feira (1º) para apresentar projetos referentes à contra partida que será realizada pelos bolsistas universitários. Durante as discussões, o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles Freitas, convidou os representantes para se reunirem na próxima segunda-feira (6) para conhecer o projeto Família Saudável. A finalidade é, de acordo com a aceitação das instituições, convidá-los a se agregarem ao projeto.
A Prefeitura de Campos possui sete instituições conveniadas com o programa de Bolsas de Estudos do Nível Superior. Atualmente, elas atendem 960 alunos. A realização da contra partida está regulamentada na legislação pertinente 8080/06 que determina que os bolsistas devem prestar serviços às secretarias do município e atender à comunidade nas necessidades sociais.
Durante a reunião, a reitora do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), Regina Coeli Sardinha, relatou que os alunos do Centro que estudam na Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic), Odontologia de Campos (FOC) e de Direito (FDC) participarão do Projeto Família Saudável. “Quanto maior o número de alunos, mais alunos conseguiremos atender um número de maior de pessoas com diversas necessidades”, relatou.
A reunião da próxima segunda-feira (6) acontecerá na Faculdade de Medicina de Campos (FMC). Participarão do encontro os diretores das instituições conveniadas, da Secretaria de Educação e da Família e Assistência Social. “O Projeto Família Saudável ganhou, no ano passado, o Prêmio de Gestão Educacional na Área de Responsabilidade Social. Ele faz parte do Projeto Bairro Legal e, há cerca de seis anos, vem sendo desenvolvido no bairro Custodópolis. Se as instituições de ensino de Campos se agregassem, somaria ainda mais. Este projeto já está pronto e deu certo”
Participaram da reunião desta quarta-feira (1), a Secretária Municipal de Educação, Joilza Rangel Abreu, coordenadores do Programa de Bolsa da secretaria, os diretores da Faculdade de Medicina, Nélio Artiles; da Faculdade de Direito, Ana Lúcia Boynard; e da Uniflu, além de representantes do Instituto Educacional Superior do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa),Eleonora Martins e Rita Martins.
A Prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, se reuniu na tarde desta terça-feira (12) com o diretor da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Nélio Artiles, secretários, diretores de instituições de ensino privadas de Campos, para falar sobre a implantação do Projeto Família Saudável. Uma das finalidades do projeto é realizar trabalho de prevenção em saúde e educação em várias comunidades de Campos, utilizando a mão de obra dos alunos bolsistas assistidos pelo Programa de Bolsas Estudos da Prefeitura de Campos. O projeto está previsto para começar no início do mês de maio, no bairro Eldorado.
Durante a reunião, o coordenador do projeto, Nélio Artiles, apresentou as propostas à prefeita e informou que o objetivo do Família Saudável é unir as secretarias, instituições de ensino, utilizar a mão de obra dos professores e alunos bolsistas, realizar educação e saúde, promover melhorias nas comunidades assistidas e por meio do trabalho de prevenção, reduzir os índices de doenças. Ele acrescentou ainda que há seis anos a Faculdade de Medicina implantou, no bairro Custodópolis, o projeto Bairro Saudável e, atualmente, assiste em torno de 10 mil famílias.
O projeto Família Saudável é um braço do Bairro Saudável que no ano passado recebeu o prêmio nacional em Gestão Educacional em Responsabilidade Social. Segundo Artiles, a proposta do novo projeto é assistir crianças, mulheres, idosos e, durante a reunião, a prefeita solicitou que incluísse também os portadores de necessidades especiais.
Atualmente, a Prefeitura de Campos assiste a cerca de 1.600 alunos bolsistas universitários. A prefeita informou que o projeto está sendo construído desde o final do ano passado e que “uma das propostas do Família Saudável é aperfeiçoar o projeto com a contra partida dos bolsistas da prefeitura, utilizando a mão de obra dos alunos assistidos pela prefeitura”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18