Notícia no detalhe
Prosseguem as obras de restauração do Museu Visconde de Araruama
As obras de restauração do Museu Visconde de Araruama, onde será instalado o Museu Histórico da cidade, deverão ser concluídas em dezembro deste ano. Até que o espaço onde viveu o Barão de Araruama seja inaugurado, com acervo e mobiliário, a Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está preparando um estudo, que envolve a sociedade como um todo.
A primeira etapa das obras foi iniciada em 2008, quando foi realizada a reforma do telhado do museu. No fim de 2009 as obras foram retomadas, no entanto, somente em 2010 a restauração do interior do local começou a ser realizada. O museu conta com aproximadamente 40 cômodos, distribuídos em dois andares. Um dos cômodos, denominado Sala Dourada, é parcialmente revestida de folhas de ouro. De acordo com o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, responsável pela reforma, agora a obra está em fase final de acabamento e de instalação elétrica e hidráulica.
- Cerca de 35 pedreiros, carpinteiros, marceneiros e artistas plásticos trabalham na restauração. Todo piso, forro e alvenarias já foi renovado. As paredes já receberam o revestimento necessário e a pintura também foi recuperada. As colunas marmorizadas estão sendo reproduzidas e algumas pinturas, que já estavam apagadas, são refeitas conforme a original. Aparelhos de ar condicionado também estão sendo instalados. O projeto de jardinagem e iluminação ainda serão definidos - ressaltou Rodrigo.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, salienta quanto à importância do museu para o município. “Há vários registros históricos solicitando um museu na cidade. Desde os anos 20, através de movimentos literários, já temos histórico de um museu. O nosso sonho só se concebe agora, no governo da Prefeita Rosinha Garotinho. Acredito que será um grande investimento para Campos. Todo trabalho de resconstituição do Visconde de Araruama é artesanal, programado, estudado e muito bem pensado”, lembrou o secretário.
No próximo dia 10 haverá reunião preliminar com o tema “Que Museu Nós Queremos”, para discutir o que apresentar às diferentes correntes históricas do município, pensando em um museu que represente as tradições históricas e culturais de Campos. “Vamos submeter à sociedade a um projeto que contemple o passado e sua atualização na contemporaneidade”, disse Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 12:23:30 Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
Restaurante do Povo será reinaugurado na nesta segunda-feira
2203 10h19Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















