Notícia no detalhe
Prosseguem as obras de restauração do Museu Visconde de Araruama
As obras de restauração do Museu Visconde de Araruama, onde será instalado o Museu Histórico da cidade, deverão ser concluídas em dezembro deste ano. Até que o espaço onde viveu o Barão de Araruama seja inaugurado, com acervo e mobiliário, a Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está preparando um estudo, que envolve a sociedade como um todo.
A primeira etapa das obras foi iniciada em 2008, quando foi realizada a reforma do telhado do museu. No fim de 2009 as obras foram retomadas, no entanto, somente em 2010 a restauração do interior do local começou a ser realizada. O museu conta com aproximadamente 40 cômodos, distribuídos em dois andares. Um dos cômodos, denominado Sala Dourada, é parcialmente revestida de folhas de ouro. De acordo com o empresário Rodrigo Ribeiro Gomes, responsável pela reforma, agora a obra está em fase final de acabamento e de instalação elétrica e hidráulica.
- Cerca de 35 pedreiros, carpinteiros, marceneiros e artistas plásticos trabalham na restauração. Todo piso, forro e alvenarias já foi renovado. As paredes já receberam o revestimento necessário e a pintura também foi recuperada. As colunas marmorizadas estão sendo reproduzidas e algumas pinturas, que já estavam apagadas, são refeitas conforme a original. Aparelhos de ar condicionado também estão sendo instalados. O projeto de jardinagem e iluminação ainda serão definidos - ressaltou Rodrigo.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, salienta quanto à importância do museu para o município. “Há vários registros históricos solicitando um museu na cidade. Desde os anos 20, através de movimentos literários, já temos histórico de um museu. O nosso sonho só se concebe agora, no governo da Prefeita Rosinha Garotinho. Acredito que será um grande investimento para Campos. Todo trabalho de resconstituição do Visconde de Araruama é artesanal, programado, estudado e muito bem pensado”, lembrou o secretário.
No próximo dia 10 haverá reunião preliminar com o tema “Que Museu Nós Queremos”, para discutir o que apresentar às diferentes correntes históricas do município, pensando em um museu que represente as tradições históricas e culturais de Campos. “Vamos submeter à sociedade a um projeto que contemple o passado e sua atualização na contemporaneidade”, disse Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18