Através das redes sociais, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CentroPop) vem sendo acompanhado e elogiado por profissionais de Centros de diferentes estados - Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina -, que elogiam os serviços oferecidos em Campos.
O equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realiza diferentes atendimentos direcionados às abordagens sociais no contexto das ruas. Ele tem servido de inspiração para projetos espalhados em algumas partes do país. Através da sua conta no Instagram, o Centro Pop tem recebido mensagens com perguntas sobre serviços oferecidos e elogios de coordenadores de projetos semelhantes.
CONTATOS
As mensagens são de municípios como Jequié (BA), Caraguatatuba (SP), Balneário Camboriú (SC), Ouro Preto (MG), Vitória (ES) e Serra (ES). Entre elas, destacam: “Vejo que fazem um belo trabalho. Sou psicóloga e estou querendo trabalhar no Centro Pop da minha cidade. Qual é o trabalho psicológico que vocês fazem com o pessoal em situação de rua?”, disse uma psicóloga.
“Serei coordenadora do Centro Pop de Ouro Preto. O equipamento é novo aqui na cidade. Já estou seguindo vocês. Parabéns pelo belo trabalho” disse uma profissional de Ouro Preto, Minas Gerais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destaca os avanços na área social para as pessoas em situação de rua, como o novo espaço do CentroPop e da Casa de Passagem, ampliando o número de vagas. “Encontramos uma situação triste quando assumimos, hoje podemos comemorar os avanços. Regulamentamos a lei da passagem para o retorno dos usuários aos locais de origem, ofertamos alimentação de qualidade e toda assistência necessária para garantia de direitos, tudo isso por conta da sensibilidade do Prefeito Wladimir Garotinho”, adianta Rodrigo.
Para a coordenadora do CentroPop, Polliana Soares, esses elogios servem como motivação para continuar oferecendo o melhor serviço à população em situação de rua. “Ser referência para outros Estados é motivo de orgulho para todos nós e nos gera um sentimento de continuarmos a fazer cada vez mais pela população em situação de rua, que tanto necessita de nosso olhar diferenciado. Somos o que somos, porque temos um Governo que cuida de pessoas e nos inspira a continuarmos a cuidar cada vez mais em todas as suas necessidades”, concluiu Polliana.
Diariamente o atendimento no CentroPop é feito por equipes que promovem a abordagem dessas pessoas nas ruas para oferecer os serviços, inclusive, almoço. Os serviços vão de referenciamento dos usuários a encaminhamento para acolhimentos institucionais. Os profissionais também encaminham usuários para emissão de documentos e tratamento em Centros de Atenção Psicossocial, visando tratamento de vícios. No Centro Pop existe, ainda, o serviço de tentativa de reinserção familiar através do reestabelecimento de vínculos familiares.
No ano passado foi criado o Projeto EducaPop, que tem como objetivo alfabetizar os usuários que não sabem ler nem escrever. Além de todos esses serviços, são realizados eventos em datas comemorativas, torneios de futebol, palestras, apoio espiritual e várias oficinas.
A cidade conta com quatro acolhimentos, a Casa de Passagem, Lar Cidadão, Manoel Cartucho e a instituição cofinanciada, Francisco de Assis, totalizando 117 vagas.
Em 2022, foram realizadas 5963 abordagens sociais e 2646 atendimentos especializados. Somando os dois serviços, o aumento é de 39% comparado ao ano passado.