O secretário de Saúde, Paulo Hirano, junto com a primeira-dama do município, Tassiana Oliveira, marcaram presença no encerramento do Janeiro Verde, no Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), nesta terça-feira (31). A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, cujo principal método de detecção é o exame Papanicolau. Além de orientação, coleta de exames preventivo e vacinação HPV, para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, foi servido um café da manhã para os presentes.
O câncer de útero é a doença mais frequente entre as neoplasias que afetam o aparelho reprodutor feminino, sendo a terceira ordem de aparecimento, perdendo apenas para os cânceres de mama e colorretal. Daí a importância do diagnóstico precoce.
Para o secretário Paulo Hirano, o mais importante é a identificação precoce da doença. “Estamos aqui para reforçar a importância que tem a prevenção do câncer de colo do útero, fazendo o exame preventivo nas mulheres em qualquer idade. Já para as crianças e adolescentes, é importante iniciar logo com a imunização contra o HPV, que está disponível na nossa rede e foi pioneira no país, no sentido de vacinar em massa a nossa população”, afirmou.
“O Janeiro Verde é justamente para isso, para trazer essas mulheres para perto e conscientizar sobre a importância do preventivo. O câncer de útero tem chance de cura de 95% a 100%, em seu estágio inicial, por isso, a necessidade do exame. Então, hoje aqui ressalto a importância da realização dessa ação, estimulando as mulheres a se cuidarem cada vez mais”, enfatizou a primeira-dama.
A diretora do Centro Especializado, Alessandra Crespo Rosa, explica que a marcação do exame preventivo é porta aberta, ou seja, não tem limite de vagas. As pacientes são encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendidas por ginecologistas: obstetra, geral e cirúrgica. Nesta terça-feira, em apenas uma hora de atendimento, foram marcados 30 preventivos. A ação no CRTM segue até às 16h.
“Aquela paciente que tiver qualquer alteração no exame clínico, já começa o tratamento de imediato, seja por aqui ou encaminhada para outra unidade competente, dentro da patologia que ela estiver apresentando. Temos também o Planejamento Familiar, que compõe encaminhamento para a laqueadura, vasectomia e uso do Dispositivo Intrauterino (DIU). A porta de entrada é pelo serviço social, posteriormente, pelo psicólogo, até chegar aos especialistas para avaliação clínica de cada paciente”.
CRTM PARA TODAS AS IDADES – Recebendo atendimento no CRTM há mais de 20 anos, dona Enir Gomes Francisco, de 58 anos, elogiou o Centro Especializado da acolhida à consulta médica. “Faço meu preventivo anualmente e não tenho do que reclamar. As pessoas daqui são muito especiais”, disse a moradora da Tapera, que veio ao local apanhar o resultado da mamografia.
Outra que também elogiou o CRTM foi a idosa Isabel Ferreira de Oliveira, 78 anos. “Somos muito bem atendidas e, graças a Deus, nunca tive problema para fazer um exame aqui. Hoje vim fazer o ultrassom da mama e o preventivo. O recado que quero dar para as mulheres é que não deixem de fazer o seu exame, porque cuidar da saúde é muito importante”.