Notícia no detalhe
Curso de Comercialização de Alimentos para lactantes e crianças
O Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CTRCA) vai realizar, de terça-feira (7) a sexta-feira (10), o Curso de Capacitação em Monitoramento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e crianças de primeira infância, bicos, chupetas e mamadeiras (NBCAL). A capacitação acontecerá na Faculdade de Medicina de Campos das 8h às 17 horas nos 3 primeiros dias; enquanto no último dia o encontro será das 8h às 13h.
Entre os palestrantes estarão membros da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN SP - International Baby Food Action Network), como a médica Rosana Divitiis, a advogada Fabiola Cassab e a enfermeira Jeanine Salve. O objetivo é sensibilizar e treinar profissionais de diversas áreas para a vigilância do cumprimento dessas normas no município.
Uma oficina de sensibilização e aplicação da NBCAL vai encerrar as atividades no dia 10 de junho. O diretor do CRTCA1, pediatra Luis Alberto Mussa Tavares, explica que a capacitação contará com 2 módulos com objetivos e clientelas específicas. Segundo ele, nos 3 primeiros dias de curso, haverá cerca de 40 profissionais médicos, enfermeiros, representantes da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
- O outro módulo é um compacto que tem forma de Oficina de sensibilização e será aplicado no dia 10 para 25 representantes de farmácias, drogarias, supermercados e comércios em geral. Eles serão habilitados a identificar situações de desrespeito à Norma em questão – explicou o diretor.
IBFAN - A IBFAN é uma rede formada por mais de 160 grupos de ativistas espalhados por cerca de 90 países e que atua há mais de 25 anos para a melhoria da nutrição e saúde infantis. Trata-se de uma das ONGs mais respeitadas do mundo com a missão de promover e defender o aleitamento materno.
Capacitação - Haverá atividades teóricas e práticas de campo, abordando temas como as vantagens da amamentação; malefícios do uso de mamadeiras, bicos e chupetas; situação do Aleitamento materno no Brasil e ações de incentivo; o marketing e as implicações para a amamentação, Código e a NBCAL – história e abrangência; promoção comercial; Ética e responsabilidade profissional; além de Procedimentos de inspeção de produtos de abrangência da Portaria Ministerial e Resoluções da ANVISA.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira