Travessão recebe na próxima quinta-feira (09), a partir das 8h, força-tarefa para combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Durante a primeira grande ação de combate ao mosquito este ano, serão distribuídos panfletos informativos, recolhimento de materiais inservíveis nos quintais dos imóveis, limpeza de terrenos e vias públicas.
A concentração para o mutirão será na praça local, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de forma integrada com múltiplas secretarias e por meio da campanha “Dengue Aqui Não”, definida em reunião de trabalho nesta sexta-feira (3), no auditório da Prefeitura.
A reunião contou com a participação dos secretários de Saúde, Paulo Hirano; Governo, Ângelo Rafael; e Comunicação Social, Sérgio Cunha. E, ainda, com o chefe de gabinete do Prefeito Wladimir, Thiago Ferrugem; a subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Rita Abreu; o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção à Saúde (Subpav), infectologista Rodrigo Carneiro; e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales.
“Hoje, tivemos reunião importante com todos os nossos agentes de desenvolvimento locais para que possam fazer essa divulgação frente à sociedade civil organizada. Vamos ter divulgação de panfletos, atividades e grandes mutirões que irão, logicamente, fazer varredura naquele território para que a gente possa acabar com todos os focos do mosquito. Toda a estratégia já está programada e vamos ganhar essa luta contra o Aedes aegypit”, disse Paulo Hirano.
O diretor do CCZ, Carlos Morales, explica que a ação será de extrema importância no sentido de unir forças contra o mosquito, com a prevenção e assistência à população. “Quando eu falo que nós somos importantes nessa guerra, é porque vocês são esse elo de ligação entre o governo e a sociedade. Vocês são agentes do governo e têm o papel importantíssimo de conscientizar essas pessoas para que cuidem de suas casas, que tirem um tempinho do seu dia para fazer essa varredura nos quintais e terrenos em busca de focos do mosquito”.
Representando o prefeito Wladimir Garotinho, Thiago Ferrugem, ressaltou a importância dessa ação integrada com todos os segmentos do governo. “Vocês são a essência do nosso governo e o sucesso do prefeito Wladimir é pelo trabalho de cada um de vocês. Nós estamos aqui pela nossa cidade e eu quero dizer que o gabinete do prefeito está de portas abertas para vocês”, afirmou.
O secretário de Governo, Ângelo Rafael, ressaltou que o prefeito e vice trabalham cuidando de pessoas. "Eu tenho certeza que essa união trará bons resultados para a população. A Secretaria de Governo está à disposição para ajudar no que for preciso", acrescentou.
O infectologista Rodrigo Carneiro enfatizou que esse é o momento de intervir, reduzindo as chances de uma epidemia na cidade. “Para ter ideia, em 2022 foram 210 casos de dengue. Só em janeiro deste ano foram 70 diagnósticos confirmados. E quanto maior o número de casos, maiores serão as chances de termos quadros graves da doença e óbitos. Por isso, precisamos da ajuda de todos para evitar o rumo para uma possível epidemia grave.
A subsecretária da Seduct, reforçou o papel da Educação nessa ação conjugada. “Para quinta-feira, vamos estar fornecendo nossa banda de fanfarra de Travessão para chamar a população para a rua. Teremos apresentação cultural com o teatro do Grupo Gotta, chamando as crianças para, também, serem esses multiplicadores. Colocamos à disposição os nossos 57 mil alunos, que serão os multiplicadores nas suas casas”.