O anúncio do Prefeito Wladimir Garotinho dando conta que as 13 entidades assistenciais que cuidam de crianças e adolescentes com deficiência vão receber suporte de recursos financeiros durante os 12 meses de 2023, gerou manifestações positivas por parte dos dirigentes das entidades e, ainda, por parte do pais de menores assistidos. Também houve manifestações por parte de vereadores que militam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes com deficiência, que prestigiaram a solenidade de assinatura dos Termos Aditivo de Fomento e Termo de Colaboração.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Fabiano de Paula, e o Coordenador do Fórum da Sociedade Civil, Renato Gonçalves, destacaram que as entidades contempladas atuam em diversas linhas de ação no atendimento à criança e ao adolescente no município, nos cuidados especiais com equipes multidisciplinares.
“A assinatura dos Termos coroa momento importante para a política pública para a infância e adolescência de Campos. As ações da municipalidade são complementadas por diversos projetos relevantes das entidades da cidade e interior. A maior parte dessas atuam há mais de 30/40 anos nos cuidados da criança com deficiência. Essa união de esforços, com parte feita pelas organizações e parte pelo poder público, corroboradas pelos termos, confere a Lei Federal 130/19, que estabelece a possibilidade de acompanhamento da prestação de contas, com ampla transparência”, declarou Renato Gonçalves, articulador social do Centro Juvenil São Pedro e Coordenador do Fórum da Sociedade Civil de Campos.
“Depois de tantas sessões no Conselho, com oportunidade de ouvir a todos, chegamos ao dia de assinarmos os Termos de Fomento, consolidando o anseio das organizações, de forma a contribuir para ampliar o atendimento. Ser presidente do Conselho e da Fundação (FMIJ) não é tarefa fácil, porque por representar a figura do Governo, tenho que dar as respostas e o Prefeito exige que sejamos menos burocráticos o possível e quer que sempre estejamos indo até vocês. Reflito sempre na frase que tem numa das entidades: Nós precisamos um dos outros e, assim, temos avançado”, registrou Fabiano de Paula.
Para a presidente da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape), Naira Peçanha, o ato de assinatura dos documentos constitui data memorável para o terceiro setor em Campos. “O prefeito e a primeira-dama têm demonstrado, desde o início, muito comprometimento com os cuidados com as pessoas que mais precisam de amparo. Temos percebido esse carinho especial dos dois com essa causa. Poder contar com recursos mensalmente para custear as despesas dessas entidades, é um alívio para todos nós que lidamos com as dificuldades para atender e custear as necessidades diárias. Reconhecemos essa sensibilidade do Prefeito Wladimir que, realmente, tem cumprido o que disse, que faria para assegurar vida com dignidade às pessoas com deficiência”, destaca Naira Peçanha.
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Regina Célia de Azevedo, também destacou o papel da primeira dama, Tassiana de Oliveira, na interface entre as entidades e o poder público. “Quero agradecer ao Prefeito Wladimir e à primeira dama, Tassiana, que sempre está atenta às necessidades das pessoas com deficiência e às pessoas em vulnerabilidade em nossa cidade. Hoje é um dia mais que especial, porque a partir da assinatura destes termos, vamos poder continuar cuidando de vidas com menos uma preocupação. É importante saber que poderemos trabalhar em paz durante os 12 meses do ano. Diferentemente das escolas, nas entidades de apoio trabalhamos o ano inteiro, sem férias, com carinho e amor pelas vidas especiais. Por isso, agradecemos ao Prefeito e ao Conselho por reconhecerem a importância do nosso trabalho para a sociedade”, enfatizou Regina.
O Padre Wallace Hortêncio, presidente da Obra do Salvador, destacou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil para ajudar a cuidar dos irmãos.
“Estarmos juntos é importante, porque cuidar da vida é coisa preciosa. Tenho tido experiências gratificantes nos cerca de seis anos na direção da Obra do Salvador, na condução dos jovens ali assistidos. Como é bom ver jovens mudando seu modo de viver com as orientações recebidas e se interessando pela qualificação profissional para ter um rumo na vida com o emprego e a constituição de família estruturada. Que bom, Prefeito Wladimir, que o senhor e a Tassiana estão sempre aliados conosco. A presença de vocês conosco nos dá muita segurança”, assegurou o sacerdote.
A coordenadora da Fundação CDL, Kelly Mendonça, lembrou que “muitos em campanha quando almeja o cargo público prometem muito, mas pouco realizam quando ocupam o cargo, mas preciso fazer justiça: “Quando ainda em campanha para prefeito de Campos, o senhor assinou uma Carta Compromisso na CDL, como outros em outras ocasiões assinaram. Quero registrar hoje, que o senhor cumpre o compromisso assumido e esse termo de parceria é importante, porque ajuda muitos jovens a conseguir qualificação profissional por meio da Fundação CDL”, ressaltou.
Presidente do Instituto Profissional São José Operário, em Campos, e do Projeto Recriar, no distrito de Santo Eduardo, o procurador aposentado, Elson da Silva Leal, destaca que “os repasses são imprescindíveis para ajudar a cuidar de 60 adolescentes da faixa etária entre 7 e 15 anos que recebem orientação para a vida social e para a vida profissional. Temos equipes que atuam nas atividades esportivas, de artesanato e ainda na qualificação, como cursos de cabeleireiro, informática e orientação técnica agrícola”, exemplificou.