Notícia no detalhe
Programa Brasil Alfabetizado formará quase 1.500 alunos em julho
O Programa Brasil Alfabetizado - realizado pela secretaria de Educação, em parceria com o MEC-Ministério da Educação e Cultura- tem 1.470 alunos, distribuídos em 102 turmas, nas áreas urbana e rural que se formam em julho. Os alunos estão sendo alfabetizados por 123 professores , que a cada quinze dias passam por uma capacitação e tem direcionado seu trabalho visando promover a motivação do aluno a continuar os estudos efetivando posteriormente a matrícula no ensino regular, através do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que vai do 1º ao 9º ano.
A média de duração do curso de alfabetização é de oito meses, conforme adesão da Educação ao programa federal, que oferece aos municípios a opção de seis, sete ou oito meses. A opção pelo maior tempo de ensino oferece aos alunos um aprendizado mais tranquilo levando em conta a necessidade de ir mais devagar com o repasse das informações para assegurar a máxima assimilação de matérias como Cidadania e Qualidade de Vida, Identidade e Diversidade Cultural e Mundo do Trabalho e Economia Solidária, entre outras disciplinas, do livro Brasil Alfabetizado, implantado pelo programa.
_Temos pessoas a partir dos 50 anos indo até quase 70 anos. Todas tem o mesmo desejo de aprender a ler e escrever. Muitos um dia frequentaram a escola mas com o passar do tempo, desaprenderam ou não tiveram oportunidade de seguir adiante e agora estão retomando o estudo com muita alegria e perseverança, afirma Margareth Moreira Manhães, gestora local do programa Brasil Alfabetizado.
Mas mesmo com alguma dificuldade de concentração, falta de tempo e muito cansaço após um dia de trabalho duro, os alunos se dedicam ao estudo, indo às aulas de segunda a quinta-feira e permanecendo em média, durante duas horas e meia nos bancos escolares. O aprendizado tem sido o maior estímulo e principal motivação para esses aprendizes tardios da língua nativa. De modo geral, os grupos de alunos são constituídos de pessoas aposentadas, trabalhadores da lavoura , domésticas e trabalhadores da construção civil, entre outras áreas.
Exemplo elogiado- Nas obras do CEPOP- Centro de Eventos Populares- por exemplo, já houve adesão ao programa Brasil Alfabetizado, com 15 trabalhadores matriculados , frequentando regularmente as aulas dadas no refeitório, que após o fim do turno de trabalho se transforma em sala de estudos. Os alunos foram captados através da percepção de uma funcionária que observou a dificuldade de escrever de alguns empregados da obra. Assim as duas turmas foram formadas com integrantes de perfis diferenciados, mesclada por alunos jovens e mais velhos.
Nesse caso inclui-se o marceneiro Ormano Almeida Cabral, que trabalha desde janeiro desse ano, durante nove horas por dia na obra e ainda encontra energia e disposição para o estudo no final da tarde que se estende até o inicio da noite. Nascido em São Francisco do Itabapoana vive em Campos desde os 10 anos quando deixou de lado os estudos para trabalhar e ajudar a família. Ele confessa sua alegria e emoção de voltar a aprender a ler e escrever e inclusive gosta de colaborar auxiliando os colegas durante a aula.
_Trabalhei em várias obras e não tinha tido a felicidade de poder estudar nelas. Estou muito feliz com essa oportunidade , afirma, mostrando a assinatura da folha de estudo com letra caprichada.
Como a maior parte dos alunos, ele se interessa em aprender a escrever corretamente e em fazer contas. “Tudo ligado a essas duas áreas interessa demais a todos. Eles sempre pedem explicações e orientações sobre atividades do dia-a-dia como por exemplo, contar dinheiro, usar caixa-eletrônico, ler textos e eu trabalho no livro a partir desse estímulo”, afirma a professora Heloísa Nunes Pessanha dos Santos, que tem o Normal Superior e cursa Pedagogia na Uenf.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18