As obras do programa Bairro Legal que a Prefeitura de Campos realiza no Parque Esplanada passou pela fase da infraestrutura (redes subterrâneas) e já entrou na fase final, com a construção da urbanização que é a pavimentação das ruas e construção das calçadas. Após a escavação das ruas para construção das redes de coleta e drenagem de água das chuvas, bem como rede de coleta de esgoto, as ruas foram pavimentadas algumas com intertravados e outras com asfaltamento. A seguir, será feita a sinalização viária nas pistas.
No momento, o bairro já está de cara nova, conforme comemora Salvador Pinheiro de Souza, morador há 20 anos no Parque Esplanada. Ele acompanhou de perto todas as etapas da obra, lembra dos transtornos, mas assegura que "valeu a pena".
Antes das obras do Bairro Legal, nesta parte do bairro, do lado de cá da Avenida Roberto Medrado Marinho, a gente sofria com a situação das ruas. Na gestão da prefeita Rosinha Garotinho, as obras do Bairro Legal mudaram toda aquela região do bairro e parou na Roberto Medrado porque o governo seguinte não deu prosseguimento. Mas, agora, na gestão do prefeito Wladimir, o Bairro Legal retornou e as ruas dessa outra parte do bairro estão sendo transformadas com o fim das fossas, o fim dos paralelepípedos soltos e o fim de muitos buracos. Minha rua, a José Américo Mota, hoje já está asfaltada e só falta a sinalização. Mudou o bairro e ficou muito bom", avalia Salvador Pinheiro.
INFRAESTRUTURA COMPLETA - O secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro informa que as obras mais demoradas e que causam mais transtornos são as obras de infraestrutura que ficam debaixo das ruas.
“Todas as ruas do bairro agora estão dotadas de redes para coleta de esgoto sanitário, galeria de coleta de águas pluviais (águas das chuvas), nova base resistente para assegurar maior durabilidade das pistas e agora avançamos nas obras de urbanização que compreende no asfaltamento, construção de calçadas e plantio de árvores", detalha Fábio Ribeiro.
“A fase da infraestrutura é a parte mais importante para a população porque o saneamento é muito importante para a saúde pública. Mas essa é a parte da obra que é menos vista pela população e a mais demorada porque além de ser realizada no subsolo (as ruas são escavadas), implica em procedimentos com critérios técnicos na construção das redes, como os níveis de declives das redes para fazer a drenagem das águas pluviais para o Canal do Saco”, informa Fábio Ribeiro.
O secretário acrescenta que “a fase da infra (debaixo das ruas) são realizadas obras em situações complexas, como o cruzamento das redes secundárias com as galerias celulares principais, construídas na primeira fase do Bairro Legal na gestão da então Prefeita Rosinha Garotinho e que precisam brocadas (perfuradas) para receber as redes secundárias da coleta das águas das chuvas das ruas transversais”, detalha Fábio Ribeiro.
Ele detalha que o projeto específico para o Parque Esplanada, elaborado pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação, implica ainda nas obras de superestrutura que compreende na construção de base, sub base e pavimentação.
Moradores do bairro, a exemplo daqueles que moram na Rua Walter Sales, comemoram as melhorias como a construção das redes coletoras de esgoto com tubulação corrugada que pôs fim às fossas sanitárias. As Ruas José Américo Mota Pessanha, Roberto Marinho Medrado e ainda as Ruas Projetada 5 e Augusto Longo Bras já foram dotadas de infraestrutura e asfaltadas. Brevemente vão receber a sinalização viária.
Outras ruas, antes esburacadas, agora estão dotadas de rede coletora de esgoto, de águas pluviais e adutora de água potável, dentre elas a Rua Daniel de Paula Codeço, que já recebeu a mesma estrutura e da mesma forma que a Rua Walter Sales, em seguida recebeu a construção da base e pavimentação com blocos inter travados.