Notícia no detalhe
Óleo de girassol transformado em biocombustível é realidade
Óleo de girassol transformado em biocombustível para motores movidos a diesel. Graças a uma parceria da secretaria municipal de Agricultura e Pesca com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminenses (Cooplanta), a proposta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já é realidade em Campos.
Na próxima semana, pelo menos 60 litros de óleo extraído dos grãos da planta cultivada no Centro Integrado de Produção Agrícola, sediado no Colégio Estadual Agrícola Antonio Sarlo, serão submetidos, na unidade de Planta piloto de biodiesel da Pesagro, ao processo de transesterificação, procedimento no qual óleo vegetal é misturado a um álcool e a catalisadores para a produção de biocombustível.
Enquanto o óleo, resultante da produção de 0,5 hectare do girassol no ano passado, não é processado, biodiesel derivado de óleo doméstico saturado está sendo testado em tratores da secretaria municipal de Agricultura e Pesca. O teste, que visa avaliar a eficiência do combustível no motor movido a diesel, teve início na manhã desta segunda-feira (06). “O objetivo é treinar profissionais para o manuseio da máquina de transesterificação e, também, verificar o desempenho dos veículos com o uso desse combustível feito a partir de óleo de fritura. Estando o processo dominado e confirmada a eficiência desse tipo de biodiesel, vamos iniciar o processamento do óleo de girassol”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, acompanhado do engenheiro químico Luiz Paulo Vaillant, que está auxiliando no processo de transformação do óleo vegetal em biocombustível.
A expectativa é para que mais óleo seja extraído, até a primeira quinzena de agosto, de 16 mil pés que estão sendo cultivados no Centro Integrado. Parte das sementes serão doadas para pequenos produtores e o restante, transformado em biodiesel. “O que pretendemos é 'vender' a idéia, estimulando empresas do setor de transporte a ser parceiros na produção de biodiesel a partir de óleo de girassol e fomentar a produção do vegetal junto a assentamentos e pequenos produtores. A unidade de transesterificação tem capacidade para produzir mil litros de biodisel por dia. Na secretaria, temos um consumo mensal de nove mil litros de óleo diesel/mês. Com a produção do biodiesel, que é mais barato e menos poluente, vai ser possível atender a essa demanda com a produção de apenas nove dias, reduzindo custo e beneficiando o meio ambiente”, destacou Frederico.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças