Novas medidas estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) visando melhorar cada vez mais a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em Campos. Elas integram o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado na rede municipal de ensino em 2021, e estão alinhadas ao que está sendo construído em nível nacional na educação pública.
Uma delas diz respeito à reformulação das matrizes curriculares, cujas alterações contemplarão cerca de 40 unidades escolares, espalhadas pelas nove regiões educacionais, com anos finais do Ensino Fundamental e fases finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o secretário municipal de Educação, Marcelo Feres, os alunos das unidades com ensino fundamental permanecerão nas escolas por mais 7h/semanais. Com isso, passarão a estudar 5h/dia em um turno, 4 dias/semana; e um dia inteiro uma vez na semana.
“As mudanças passam a valer já no ano letivo de 2023. Para isso, foram inseridas novas competências a serem desenvolvidas com os alunos por meio de disciplinas inovadoras, tais como projetos integradores, projetos de vida e projetos de computação. E para a EJA, além do projeto integrador, foi inserido o projeto de percurso artístico-cultural na grade curricular, que inova nessa relação do aluno (adulto e jovem) que estuda à noite Os educadores que atuarão nessas áreas receberão formação continuada”, informou Marcelo.
Segundo a diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, dentro desses projetos, serão trabalhados temas como ética, cidadania, relações humanas; tecnologia, inovação e empreendedorismo; economia criativa, economia solidária, sustentabilidade e educação financeira e fiscal; carreira profissional e pensamento científico e computacional; mundo do trabalho e formação profissional; o mundo e os contextos sociais, históricos, políticos, econômicos e culturais. Cada assunto será abordado de acordo com o nível de escolaridade.
“Na área da computação, também serão tradados temas como pensamento computacional e cultura digital, robótica, gamificação, letramento digital, cidadania digital, tecnologia e sociedade; tecnologias digitais da informação e comunicação, redes e ambientes de comunicação digitais, proteção de dados na rede, fake news, criação e utilização de Bots; conceitos básicos sobre impressora 3D, interface digital do programa, modelagem e impressão dos objetos 3D com possibilidade de construção de peças utilizadas em robótica, a impressora 3D e o mercado de trabalho; hardware e software, criação de games e aplicativos, programação com iniciação à linguagem Python e Javascript”, explicou Tânia.
No que tange ao percurso artístico-cultural, alguns eixos temáticos serão abordados como cinema brasileiro, redescobrindo a literatura brasileira, a cultura popular brasileira e suas múltiplas expressões, além de parques, museus e expressões artísticas diversas.
SÃO PAULO
A exemplo de Campos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que pretende incluir programação no currículo das escolas de ensino médio da rede estadual, porém ainda em 2024 (
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“Isso mostra que estamos no caminho certo. Mas não é somente isso. Outras medidas já foram implantadas em nossa rede. No ano passado, a Secretaria adquiriu 166 Kits de robótica destinados a 46 unidades escolares que ofertam educação infantil; 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Outros 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que estão sendo destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais, e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além disso, há, ainda, 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, distribuídos para as unidades, contendo recursos educacionais lúdicos. É a primeira vez na história da educação municipal que as unidades recebem esse tipo de material, adquirido por meio do Programa Labmais”, finalizou o secretário.
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Educação orienta profissionais sobre reformulação das Matrizes Curriculares (
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