A ONG Orquestrando a Vida levará o som da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino (OSMI), neste domingo (05), ao palco Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 17h. O concerto abrirá uma turnê que passará por diversos municípios do RJ, incluindo Campos. O prefeito Wladimir Garotinho assistirá ao espetáculo, prestigiando os talentos da terra, sempre valorizados pela municipalidade, por meio de projetos de inventivo, séries de concertos e apresentações especiais.
“É uma alegria ver a dimensão da Orquestrando a Vida, que, neste domingo, brilhará na principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Temos a alegria de incentivar o projeto que, desde 1998, encontrou, no palco do Teatro Municipal Trianon – inaugurado em 31 de julho daquele ano – um espaço à sua altura, para realizar grandes espetáculos, muitos deles com estrelas de grande projeção, encantando os campistas. Turnês internacionais da entidade sempre foram apoiadas pelo município e, no que depender da minha gestão, continuaremos a fazê-lo”, pontua o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho.
Para o presidente da Orquestrando a Vida, maestro Jony William, o concerto deste domingo representa mais um importante capítulo na história do projeto social. “Nos orgulhamos de representar Campos e, depois de três anos sem nossas turnês, em razão da pandemia, estamos de volta, abrindo nossa temporada, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, levando aos cariocas a arte que os jovens campistas aprendem gratuitamente, mudando o rumo de suas vidas, por meio da música”, ressalta.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, também destaca a importância da apresentação da Orquestrando a Vida, neste domingo, na capital. “Estamos felizes, pois Campos se sente representada por este projeto social. A FCJOL sempre abre espaço para a Orquestrando a Vida, em concertos no Trianon e em outros locais do município, valorizando essa prata da casa de raro valor”, comenta.
CONCERTO DESTE DOMINGO – Principal grupo da Orquestrando a Vida, a OSMI se apresentará, no Theatro Municipal, exibindo o primeiro concerto, em homenagem ao Dia da Música. Com direção geral do maestro Jony William, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, o espetáculo tem ingressos à venda por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos AQUI.
O programa eclético inclui temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.
AGENDA DE CONCERTOS – Com entrada franca, a turnê continua em Nova Friburgo, no dia 12 de março, na Praça Demerval Barbosa Moreira, e em 16 de março a orquestra vai comemorar o aniversário da cidade de Petrópolis. Em 28 de março, durante a comemoração de sua cidade natal, Campos, a OSMI fará uma apresentação especial na Igreja de São Francisco. Virando o mês, no dia primeiro de abril, a Praia de Imbituba, em Macaé, será palco de outro concerto, e, em seguida, dia 5 de abril, Niterói receberá a Mariuccia Iacovino no Teatro Municipal. Itaperuna também está incluída na turnê, com apresentação dia 14 de abril, no Cristo Redentor. E, para encerrar em grande estilo, Campos terá um repeteco, em maio.
A turnê tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro; produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida e realização do Instituto DellArte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.