O ano letivo já começou na rede municipal de ensino garantindo formação continuada para os profissionais. A Creche Escola Vera Prettyman, em Santa Cruz, foi a primeira unidade municipal a receber, este ano, o Curso de Primeiros Socorros da Faculdade de Medicina de Campos, nesta sexta-feira (3). Foram contemplados os servidores que atuam no turno da manhã. Diretora da unidade, Patrícia Maria Vieira, afirmou que os servidores aprovaram a capacitação e já esperam pelo próximo curso.
“Todos ficaram muito satisfeitos com o curso, que atendeu não somente os professores, mas também, vice-diretora, porteiro, auxiliar de serviços gerais, enfim. Agora, faremos um segundo encontro para atender os profissionais do turno da tarde. Tenho certeza que o que aprendemos hoje com o professor Igor vai ajudar a salvar vidas. Vamos colocar em prática tudo que ele ensinou, como, por exemplo, afixar em todas as salas da unidade o telefone de contato do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para emergências. Pudemos, ainda, tirar dúvidas quanto ao atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais, pois temos um aluno com síndrome de West e neuropatias. Agora, vamos avançar na parceria e oferecer um curso para os pais de alunos”, disse.
No ano passado, centenas de profissionais de 20 unidades municipais, em diversos bairros e distritos, foram contemplados, como Tapera, Donana, Novo Jóquei, Nova Canaã, Boa Vista, Tocos, São Sebastião, Codin, Penha e Aldeia.
A parceria com a Faculdade visa possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica especializada nas unidades, evitando óbitos. De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, a capacitação tem sido essencial para garantir mais segurança aos alunos e vem ajudando os profissionais a se preparem para situações delicadas envolvendo, principalmente, crianças, que podem ocorrer não somente no ambiente escolar, mas também na família, como engasgos e sufocamentos.
Professor do Curso, Igor Leal Pena acrescentou que a parceria é extremamente importante tanto para as escolas atendidas, para os profissionais da educação e, também, para os acadêmicos, pois cria um ambiente de ensino para os alunos internos da FMC. Ele é enfermeiro sanitarista, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Programa Saúde da Família, e mestre em Gestão em Cuidados de Saúde.
“Fazemos dois encontros em cada unidade visitada. Trabalhamos temas como parada cardiorrespiratória na criança, bebê e no adulto, choque elétrico, engasgos, queimaduras, convulsões, ensinamos manobras para os professores das creches, enfim. Estamos recebendo bastante retorno por parte das creches e dos professores. Nos baseamos na Lei Lucas que orienta os estados e municípios a realizarem esse tipo de treinamento para os professores da rede básica de ensino”, explicou Igor.
O médico Leonardo Muniz, professor da Faculdade, responsável pela subcoordenação de Internato em Urgência e Emergência / Atenção Básica / Saúde Coletiva / Saúde Mental / Saúde da Família e Comunidade, acrescentou: "Para a FMC, moldar as relações do aluno com a comunidade, não somente através da assistência, mas também através da educação em saúde, estimula o despertar da cidadania, da responsabilidade pessoal e social da profissão médica nestes jovens futuros médicos".
Palestras
A parceria entre a Seduct e a FMC compreende, ainda, outra frente de trabalho: promoção de palestras para os pais e responsáveis pelos alunos, por meio do projeto Educação em Saúde. As ações vêm ajudando as unidades a estreitarem ainda mais os vínculos familiares, ampliando a relação Escola X Família. “O objetivo é levar informações para os pais das crianças das creches sobre vários assuntos como diarreia, higiene pessoal, sarna, piolho, asma, rinite e sinusite, dengue, chikungunya, zika, métodos contraceptivos, direito sexual e reprodutivo das mulheres, vacinação, coceira/escabiose, entre outros”, concluiu Igor.