Notícia no detalhe
Casas que fomentam a cultura em toda a cidade
Além de ser uma cidade histórica, Campos faz questão de preservar as diversas maneira de expressar e valorizar a cultura local. Prova disso são as Casas de Cultura que a cidade possui, as duas instaladas em uma estação de trem que não está mais em funcionamento. Uma delas é a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, localizada no distrito de Goytacazes,  criada há 20 anos, em homenagem ao escritor campista José Cândido de Carvalho. A outra fica no distrito de Conselheiro Josino, onde a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva possui sede.
    
- Assim que a Prefeita Rosinha Garotinho assumiu o poder executivo, ela procurou cumprir suas propostas de governo e, uma delas, foi criar o Departamento de Casa de Cultura, objetivando descentralizar as ações culturais realizadas pela Fundação Culturall Jornalista Osvaldo Lima e, ainda, difundir, com mais eficácia, os projetos realizados por este setor nas casas. A idéia é criar mais Casas de Cultura em outras localidades, sempre em uma estação de trem - informou o Diretor do Departamento de Casa de Cultura, Wilson Heidenfelder.
   
Segundo Wilson, em cada uma das Casas existe uma pequena biblioteca, com livros, desde à literatura clássica à juvenil, além de um salão multifuncional para exposições e para o desenvolvimento de projetos criados pela fundação.  Os livros ficam à disposição da população para empréstimos gratuitos. Entre os projetos desenvolvidos nas casas, está o “Arte na estação”, que tem a finalidade de valorizar os artistas locais, além do “Cinema na Estação”, em que filmes nacionais são levados para as comunidades. No projeto “Café com broa e poesia”, é um café literário no qual os animadores culturais abordam e interpretam a vida de autores e músicos da região. 
    
- Temos ainda aulas de artesanato no projeto “Mãos que Criam e Recriam”, com professores que ensinam os moradores a confecção de bordado, crochê, bolsas, corte e costura e pintura. O papel das Casas de Cultura é o de tornar um referencial para a população, primar pelas pessoas que não estão no eixo da cidade. Quando se tem um ambiente propício, há oportunidade de levar cultura, teatro e aproximar a cultura. A nossa intenção é criar outras Casas de Cultura nas localidades e atender às solicitações de todos”, destacou o diretor Wilson.
    
As Casas de Cultura funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Em dias que são realizados projetos, as programações acontecem até às 20h.
- Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 09:09:17 Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
- 31/10/2025 08:31:04 Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
- 30/10/2025 16:17:36 Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
- 30/10/2025 15:46:50 Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
- 30/10/2025 15:14:54 Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
3110 09h09Educação divulga novo cronograma do Processo de Eleição de Gestores Escolares
3010 16h17Balanço pós-terceiro LIRAa do ano tem saldo de mais de 15 mil imóveis visitados
3010 15h46Projeto piloto de monitoramento por câmeras reforça segurança em escolas
3010 15h14Sustentabilidade do agro é debatida em evento no Parque Canaã
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















