Com o objetivo de absorver conhecimento dos estudos realizados sobre a morfologia urbana, sobre os espaços livres e outros estudos dos laboratórios do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFF (Instituto Federal Fluminense), a Prefeitura de Campos reuniu, nesta quinta-feira (09), engenheiros e arquitetos da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente e professores do Curso para a troca de experiências, visando o planejamento sustentável da cidade. O encontro durou das 9h às 13h, na sede do Governo, e integra as ações do Termo de Cooperação Técnica entre o IFF e Prefeitura firmado em julho de 2022.
Os trabalhos foram coordenados pelo secretário da Pasta, Cláudio Valadares; pelo diretor do campus IFF Centro, Carlos Alberto Fernandes Henriques; e pelo coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Antônio Leandro Crespo Godói. Cláudio Valadares esteve acompanhado do subsecretário de Planejamento, Mariel Oliveira; da diretora de Projetos, Lídia Martins; da chefe de Gabinete, Lídia Martins; e equipe técnica.
Também esteve presente o secretário de Petróleo, Energia e Inovação, Marcelo Neves, que em julho de 2022 assinou, com o diretor Geral do IFF Campus Centro, Carlos Alberto Fernandes, o Termo de Cooperação. Ele analisa que “a interação entre técnicos da Prefeitura com a comunidade acadêmica será importante porque vai resultar no surgimento de projetos e soluções para promover o desenvolvimento sustentável com foco na inovação, com ganhos importantes para a sociedade como um todo”.
O diretor Geral do Campus Centro do IFF, Carlos Alberto, esteve também acompanhado pelo diretor de Extensão, Alex Cabral Barbosa, e pelos professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo Fagner das Neves de Oliveira, Luciano Falcão, Daniela Bogado e Danielly Cozer Aliprandi, que apresentaram estudos e propostas. Daniela, a exemplo de Cláudio Valadares, defendeu o fortalecimento dos Conselhos, com ênfase na mobilidade, e Danielly Cozer Aliprandi e Antônio Godói fizeram ampla explanação sobre os estudos de suas teses de doutorado sobre uso do solo, sobre a transformação dos espaços livres dentro e fora dos perímetros urbanos, bem como as potencialidades nestas áreas e outros temas, como a aplicação dos royalties do petróleo na solução das demandas urbanas com a participação popular.
“Estamos avançando na interação entre o corpo técnico do campus Centro do IFF e o governo municipal. Em conformidade com entendimentos entre os secretários Cláudio Valadares e Marcelo Neves, estamos apresentando as propostas com base nos estudos do Núcleo de Pesquisas da Paisagem para contribuir com o planejamento da cidade, levando em consideração as observações dos espaços e toda complexidade urbana, como o setor do transporte. A propósito, estamos também assinando hoje Termo de Cooperação Técnica específico para contribuir com propostas para melhoria do transporte coletivo”, informou Carlos Alberto.
Cláudio Valadares anunciou que ele e sua equipe trabalham na elaboração do Projeto Campos do Futuro e que as propostas advindas dos estudos dos laboratórios do IFF, bem como dos levantamentos realizados pelos técnicos da Coordenação de Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes, vão ser consideradas na elaboração dos projetos de ocupação dos espaços públicos.
“As propostas apresentadas são pertinentes e vamos traduzir todo apoio técnico da comunidade acadêmica em prática, ou seja, aplicar na elaboração e execução dos projetos com ênfase no desenvolvimento urbano sustentável porque prefeito Wladimir Garotinho quer que as coisas funcionem de forma que tenhamos uma cidade melhor para viver hoje e no futuro. Pensar a cidade como um todo não é coisa fácil, e pensar a mobilidade urbana é coisa muito complexa, mas temos equipe competente que, com apoio das universidades no planejamento e gestão participativa, certamente vamos construir uma cidade melhor para todos”, defende Cláudio Valares.