Artesãos do programa Economia Solidária, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, receberam neste sábado (11) dois veículos Cronos 1.3 zero quilômetro, resultado de uma emenda parlamentar da então deputada Rosangela Gomes, atual secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O prefeito Wladimir Garotinho efetuou a entrega dos carros durante a 8ª edição do projeto Morar com Saúde, no Condomínio Recanto das Lagoas, na Tapera 1.
A emenda é no valor de R$ 250 mil, que também servirá para aquisição de 40 barracas de artesanato para garantir a participação da Economia Solidária em feiras itinerantes e exposições.
O prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, agradeceu por mais uma parceria com o Governo do Estado e contou para a secretária Rosângela Gomes que toda a rede de proteção social, criada pela prefeita Rosinha Garotinho, foi abandonada no governo passado.
“O Restaurante Popular, hoje conhecido como Restaurante do Povo, é um dos exemplos. A governadora Rosinha abriu e o govenador Sérgio Cabral fechou. Quando Rosinha assumiu a prefeitura, ela reabriu o restaurante e o prefeito passado fechou. Em quatro meses do meu governo, na parceria com o Governo do Estado, eu reabri, e hoje, com o programa RJ Alimenta, oferecemos café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. E com Rosângela à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Restaurante do Povo de Guarus vai sair do papel”, comentou.
Rosângela conta que destina recursos para Campos porque sabe do compromisso do prefeito Wladimir Garotinho com a população. “Sei da dedicação do prefeito com o seu povo, e a Economia Solidária vem lutando e fazendo um trabalho de excelência. E quando o prefeito e a subsecretária de Polícias para Mulheres, Josiane Viana, me pediram a aquisição destes veículos, logo trabalhei para destinar recurso para esta cidade que tem todo o meu carinho”.
Segundo o diretor da Economia Solidária, “a aquisição destes veículos demonstra a valorização da Economia Solidária, que também é de cuidar das pessoas. Estamos mudando a realidade destes artesãos. A Economia Solidária tem sido um forte instrumento de combate à violência contra a mulher, já que muitas artesãs foram vítimas e conseguiram sair desta situação por meio do artesanato”, comentou.
A presidente da Associação dos Artesãos de Campos, Kátia Souto, e a vice-presidente, Solange das Chagas Ribeiro, agradecera pelos novos carros. “Estes veículos chegam em uma hora muito boa, já que muitos artesãos não têm como expor por morarem longe de outras cidades. Isso prova que o atual governo está empenhado e entende que o nosso trabalho é fundamental e está transformando Campos como referência para outras cidades não só do Estado do Rio de Janeiro, mas de todo o país”, disse Kátia.
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, relatou que já vinha há tempo militando nesta área e enxergava o quanto era importante a emancipação financeira e econômica destas mulheres. “Muitas delas mantem 100% as suas famílias. Por isso meu agradecimento a esta sensibilidade da secretária Rosângela que trouxe dois carros e agradecer a toda equipe da Economia Solidária”, ressaltou.
Participaram da cerimônia o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha, secretário de Governo, Ângelo Rafael, o subsecretário de Desenvolvimento, Concesões e PPPS, Felipe Knust, secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz, o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias, secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, o presidente da Codemca, Afranio dos Santos, e os vereadores Alvaro de Oliveira e Pastor Marcos Elias.