"Quando um gestor público trabalha visando o bem comum, todos ganham” As palavras, em tom de agradecimento, são do policial militar Elimar Nogueira Vieira, 54 anos, que foi o primeiro paciente, em Campos, atendido pelo projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, cujo objetivo é salvar vidas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). O projeto foi lançado no dia 28 de fevereiro deste ano pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, em cerimônia na Santa Casa de Misericórdia.
Morador no Parque Santo Amaro, Elimar, que é lotado no 8° Batalhão de Polícia Militar (8° BPM), infartou na madrugada do dia 03 de março. Atendido pelo cardiologista intervencionista Carlos Eduardo Cordeiro Soares no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), o PM teve alta hospitalar no último dia 08.
Segundo o cardiologista, a equipe foi acionada às 2h42 e às 3h50 foi feito o cateterismo, que é um exame para identificar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração. “Ao constatar que ele havia sofrido infarto com supra, que é a oclusão de 100% da artéria, realizamos a angioplastia coronariana primária, cujo procedimento terminou às 4h30”, explicou o médico, ressaltando que o tempo de atendimento desde que o paciente chega à emergência do hospital até a desobstrução da artéria afetada na sala de hemodinâmica não pode ultrapassar duas horas.
Em sua residência, acompanhado da esposa Élida Rocha, 51 anos, o policial agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho, ao secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, e a todos os envolvidos na realização do SOS Coração, que ajudou a salvar sua vida. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estar vivo e poder escrever uma nova história, agora com duas datas de nascimento", disse Elimar, que estendeu sua gratidão ao cardiologista Carlos Eduardo e sua equipe, além da esposa Élida, parentes e amigos.
“A habilidade e destreza do Dr. Carlos Eduardo me surpreenderam, pois não foram precisos mais que 30 minutos para identificar e desobstruir completamente a artéria que se encontrava 100% bloqueada. O atendimento imediato fez toda diferença e certamente salvou minha vida. Resumo tudo em uma só palavra, que é gratidão”, acrescentou o PM, que teve uma boa evolução clínica, segundo o cardiologista.
PORTA DE ENTRADA - Aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deverá buscar atendimento no Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos e de São João da Barra, Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra e Hospital Armando Vidal, em São Fidélis. Havendo necessidade, o paciente será transferido para a Santa Casa de Misericórdia ou para o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) para os devidos procedimentos e tratamentos.
Carlos Eduardo é um dos cinco cardiologistas que está apto a realizar o atendimento emergencial 24h nos referidos hospitais, incluindo os fins de semana. Os demais cardiologistas são: Celmo Ferreira de Souza Junior, Abdu Neme, Halim Abdu Neme Makhluf e Jamil da Silva Soares. Os médicos Cleber Glória e Patrícia Rangel fazem parte da equipe que integra os Centros de Tratamento Intensivo (CTIs).