Foi celebrado neste domingo (19), o aniversário de 33 anos da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ). O evento, em clima de confraternização, contou com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira_ dama, Tassiana Oliveira, entreoutros convidados. A programação comemorativa contou com homenagens aos fundadores da instituição e ex-gestores, alem de almoço comunitário para centenas de familiares dos cerca de 600 adolescentes e jovens assistidos nos quatro programas da instituição.
O Prefeito cumprimentou e agradeceu aos antigos presidentes pelo legado deixado e cumprimentou Leon Gomes, recentemente nomeado novo presidente da FMIJ, com votos de casa vez mais trabalho e sucesso em sua caminhada.
“Esse evento é relevante, porque celebramos os 33 anos da Fundação da entidade, que nasceu com o propósito do então Prefeito Garotinho e sua equipe, de cuidar das crianças e adolescentes do nosso município, para mudar o quadro da juventude em situação de vulnerabilidade social. Quero agradecer a todas as pessoas que nestes anos passaram por aqui e deram suas contribuições, com carinho, instrução de ofícios para a área profissional e, também, orientação para a vida”, homenageou o Prefeito Wladimir Garotinho.
Wladimir falou sobre a importância da Fundação para proporcionar oportunidades para a juventude. “Hoje enfrentamos o desafio de levar esse propósito adiante. Agradeço ao Fabiano de Paula, que recebeu a incumbência de reestruturar a Fundação e retomou os programas que estavam paralisados e avançou bastante nestes primeiros dois anos da nossa gestão. Sei que, a partir de agora, aos cuidados do Leon Gomes, a instituição continuará avançado com as políticas públicas para um futuro melhor para nossa juventude”, defende Wladimir.
Vereador licenciado para presidir a FMIJ, Leon Gomes destacou a qualidade dos gestores anteriores, fez deferências ao então Prefeito Anthony Garotinho (um dos homenageados) por ter, em 1996, montado equipe e ter começado a trabalhar para a recuperação do prédio secular e nele (inaugurado em 1997) implementar políticas públicas voltadas para a juventude em situação de risco social.
“Não assumo a Fundação para criar nada, mas para redirecionar o propósito da instituição para sua origem, que é atender ao público em situação de vulnerabilidade. Entendemos que a FMIJ é de todos e temos o dever de entregar serviços para esse público. No momento certo, Deus colocou no coração do então Prefeito Garotinho de fazer algo extraordinário com o propósito de cuidar de pessoas que mais precisam. Meu propósito é dar continuidade ao que foi plantado lá atrás, consciente que o interesse da população está acima de tudo”, pontuou o novo presidente da FMIJ.
A Primeira dama Tassiana Oliveira, que milita efetivamente nas causas sociais, destacou que os efeitos do cuidado, do afeto e do carinho com as crianças levam consigo para sempre.
“As crianças precisam ter memórias positivas de sua infância e, dificilmente, as crianças e adolescentes que passam aqui pela Fundação não mudam a percepção da vida. Agradeço a cada presidente e equipes de profissionais que já passaram e que atuam aqui. Parabéns pelos ensinamentos e preparação para a vida adulta com futuro melhor que realizam neste ambiente”, homenageou Tassiana Oliveira.