As pessoas com idade igual ou superior a 12 anos devem tomar as doses de reforço das vacinas monovalentes contra a Covid-19. O chamamento também é válido para as pessoas que receberam a dose única da Janssen. Para atender esse público, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando sete com atendimento das 9h às 16h, sendo um no sistema drive-thru. Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho, o atendimento ocorre das 11h às 20h e na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h30 às 17h.
Para receber o 1º reforço, também chamado de 3ª dose, as pessoas acima de 12 anos, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto) devem respeitar o intervalo de quatro meses ou mais, independentemente de ter recebido Pfizer, Astrazeneca, Coronavac ou Janssen na 2ª dose. Com exceção dos adolescentes (12 a 17 anos), gestantes e puérperas, os maiores de 18 anos irão receber o imunizante que estiver disponível.
Já o 2º reforço, equivalente à 4ª dose, é aplicado para todas as pessoas acima de 18 anos, incluindo aquelas que iniciaram o esquema vacinal primário com a dose única da Janssen. O intervalo é de quatro meses entre uma dose e outra.
As pessoas que ainda não receberam a 2ª dose do esquema primário de vacinação também devem comparecer aos postos. Para isso, é preciso conferir a data agendada no cartão de vacinação ou ficar atento ao intervalo. No caso da Astrazeneca, o prazo entre as doses é de dois meses ou mais. Já a Pfizer, pessoas com idade superior a 18 anos devem aguardar o intervalo de 30 dias entre uma dose e outra. Os adolescentes devem esperar 2 meses. A 2ª dose da Coronavac está suspensa por falta do imunizante.
Quem recebeu a dose única da Janssen, o intervalo para tomar a 2ª dose é de dois meses. Conforme a nota técnica nº 192/2022 do Ministério da Saúde, o reforço pode ser feito com o imunizante que estiver disponível.
Para receber a 2ª, 3ª e 4ª se faz necessário apresentar também o cartão de vacina contra a Covid-19, além de documento com foto, CPF e comprovante de residência. Os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria. Já os imunocomprometidos precisam apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição.
O município também aplica a 1ª dose do imunizante contra o coronavírus às pessoas com 12 anos ou mais. No ato da vacinação, é necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. Já as gestantes devem levar o cartão pré-natal e declaração médica.
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DOSES (Pfizer e Astrazeneca) E 1º, 2º REFORÇOS PARA QUEM RECEBEU DOSE ÚNICA DA JANSSEN — 9H ÀS 16H:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (8h30 às 17h)
CLUBE DA TERCEIRA IDADE
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB)
QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
DRIVE-THRU GUARUS PLAZA SHOPPING
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª, 4ª DOSES (Pfizer) E 1º, 2º REFORÇOS PARA QUEM RECEBEU DOSE ÚNICA DA JANSSEN — 9H ÀS 15H:
UBS TOCOS
UBSF PARQUE PRAZERES
UBSF LAGAMAR EM FAROL DE SÃO TOMÉ
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DOSES (Pfizer e Astrazeneca) E 1º, 2º REFORÇOS PARA QUEM RECEBEU DOSE ÚNICA DA JANSSEN — 11H ÀS 20H:
UPH SALDANHA MARINHO