Começou nesta quinta-feira (23) o mutirão de colonoscopia no Hospital Ferreira Machado (HFM), uma iniciativa da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ação faz parte da campanha Março Azul-Marinho, mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal. O objetivo é agilizar a demanda de pacientes que aguardam na fila de espera por procedimentos. A ação faz parte das iniciativas do governo do prefeito Wladimir Garotinho por melhorias e ampliação no atendimento à população.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, acompanhou as intervenções e destacou a importância das cirurgias. O médico ainda anunciou novos exames. “Nesses três próximos dias vamos promover o mutirão no sentido de fazer o diagnóstico precoce do câncer do intestino. É importante que a população fique alerta aos sinais de alteração do sistema gastrointestinal, como também sangramentos”, informou.
A ação, que segue até sábado (25), contou com a participação de médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários de apoio. A logística completa para a realização do mutirão foi preparada cuidadosamente pela equipe de enfermagem do Hospital Ferreira Machado. Até o início da tarde desta quinta, mais de 10 colonoscopias já tinham sido realizadas.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde e superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges, comenta que a iniciativa visa beneficiar os pacientes que aguardam pelo procedimento. “Qualquer tratamento de sucesso precisa de um diagnóstico precoce e a colonoscopia é a melhor forma de detectar o câncer de intestino em estágios iniciais. Mas além disso, o mutirão também vai entregar diagnósticos de outras possíveis doenças intestinais. Parabenizo ao governo do prefeito Wladimir Garotinho pelo cuidado e por proporcionar qualidade de vida aos pacientes”, disse.
ATENDIMENTO – Acompanhante da paciente Lacileni Casas, Welton Costa ficou feliz ao saber sobre o mutirão assim que chegou ao HFM. “Nós que somos usuários do SUS, faz toda a diferença. Durante a pandemia esses atendimentos praticamente pararam e agora vejo que está sendo recuperado, pois a doença não para e não espera. Um exame desse pelo atendimento particular é muito caro, então essa é uma oportunidade maravilhosa. Estamos sendo muito bem atendidos e orientados. Desejamos que continue assim”, comentou.
Foto: Kelly Maria / Divulgação
Já a operadora de caixa, Regina Célia Barcelos, de 43 anos, agradeceu ao prefeito Wladimir Garotinho por mais essa iniciativa. “Tive câncer de útero e agora apareceram umas lesões no intestino. Esse exame vai ser muito importante para fazer esse acompanhamento”, disse ela que é moradora do Parque Lebret.
DIFERENCIAL – Médico endoscopista, membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e Coordenador do setor de endoscopia do HFM, Guilherme Falcão menciona que, ao todo, 40 profissionais estão participando do mutirão. “Estamos proporcionando a população um procedimento com a qualidade que muitas vezes não encontramos no setor privado, com aparelhos de última geração e materiais disponíveis para a realização dos procedimentos. Durante o processo, já conseguimos diagnosticar e até tratar o problema. Esse tipo de procedimento não é realizado em qualquer hospital”, esclareceu.
“Neste mês de prevenção e conscientização de câncer de intestino, estamos conseguindo avaliar melhor os pacientes já com diagnóstico e algumas lesões. Com essa ação, vamos cuidar desses problemas momentâneos e auxiliar até mesmo no tratamento de câncer. Uma ótima iniciativa que ajuda muito a população”, explicou a médica do HFM, Ana Paula Waked.