Antes mesmo do prefeito Wladimir Garotinho assinar a ordem de serviço para a retomada das obras de conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Jardim Aeroporto, ocorrida neste sábado (25), os operários que vão executar os trabalhos já atuavam na limpeza do imóvel. Acompanhado da primeira-dama, Tassiana Oliveira, e de secretários municipais, o prefeito foi recebido com festa no bairro. A animação ficou por conta da Banda de Fanfarra da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
O sentimento era de gratidão por parte do prefeito e dos moradores. Em seu discurso, Wladimir agradeceu a confiança depositada pela população em seu governo.
"Enquanto eu estiver prefeito, continuarei trabalhando pela cidade, que hoje tem cerca de 200 obras em andamento", disse ele, citando uma frase do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, falecido em 2004, que dizia que "gratidão não prescreve".
Wladimir disse ainda que a conclusão da UBS foi um compromisso assumido durante a campanha e faz parte da programação de aniversário de Campos, que completa 188 anos de elevação de Vila à condição de cidade. As comemorações começaram neste sábado e prosseguem até terça-feira (28), com a inauguração, às 14h, da Policlínica de Baixa Grande. Antes, na segunda-feira (27), às 18h, a Prefeitura inaugura a UBS do Parque Visconde do Rio Branco, também em Guarus.
A UBS do Aeroporto começou a ser construída no final do governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, mas teve os serviços paralisados pela gestão passada. Foram quatro anos, segundo a aposentada Maria Auxiliadora Gomes, 62 anos, de abandono por parte do governo anterior. Com úlceras nos pés, ela precisa fazer curativos diariamente e, para isso, utiliza o transporte público até o Centro de Referência de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na área central da cidade.
"É desgastante, mas não tenho outra opção. Esse posto de saúde será uma benção para todos nós", disse Maria, que mora há mais de 30 anos no bairro.
Outra que ficou feliz com a retomada da obra, que deverá ser concluída em 4 meses, foi a dona de casa Marilza Silva de Oliveira, que vai completar 47 anos na terça-feira (28), mesmo dia do aniversário de Campos.
"A UBS mais próxima, que é a do Parque Santos Dumont, fica a dois quilômetros daqui. Para fazer exame preventivo ou mesmo de sangue, sou obrigada a pagar", disse ela, ansiosa por ver o posto de saúde funcionando.
O subsecretário municipal de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, parabenizou o prefeito pelos investimentos na área da saúde.
"A retomada dessa obra é mais uma conquista para Campos. Quando se tem uma boa assistência na ponta, o atendimento nas emergências dos hospitais diminui".
O secretário da Casa Civil, professor Suledil Bernardino, disse que a cerimônia, embora simbólica, foi histórica. "São muitas as obras realizadas no município pela família Garotinho. Lembro-me das 40 creches que o ex-prefeito Anthony Garotinho mandou construir em seu primeiro mandato, quando Campos não possuía unidades para atender aos pequenos. Quando o governo se dispõe a trabalhar e não há desvio de recursos, sobra dinheiro para fazer obras, como estamos vendo hoje".
Também participaram da solenidade, o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, o secretário de Governo, Ângelo Rafael, o secretário de Educação, Marcelo Feres, e o vereador Paulo Arantes.