As obras para conclusão da Creche Escola do Parque Prazeres vão ser retomadas nesta segunda-feira (27) e a unidade vai abrigar 120 bebês e crianças do bairro, bem como dos bairros vizinhos, a saber, Santa Rosa, Santa Clara e Rio Branco. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada pelo Prefeito Wladimir Garotinho numa solenidade prestigiada por outras autoridades, dentre elas, o Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro e os vereadores Paulo Arantes e Marcos Elias.
A retomada das obras integra as comemorações pelos 188 anos da elevação de Campos dos Goytacazes da categoria de vila à cidade. Pela manhã, no Parque Jardim Aeroporto, o Prefeito Wladimir, acompanhado da primeira dama, Tassiana Oliveira, assinou Ordem de Serviço para retomada das obras da Unidade Básica de Saúde do Parque Jardim Aeroporto. A unidade beneficiará moradores de diversos bairros da região de Guarus.
O Prefeito destaca a importância dos investimentos na Educação. Ele destaca que mais de 85% das escolas recebem obras e outras melhorias na atual gestão.
“Ao iniciarmos o Governo encontramos a estrutura da Educação e da Saúde em estado crítico. O quadro era desolador, com escolas quebradas, carteiras destruídas, telhados quebrados, salas com infiltrações, sem portas, sem janelas, sem ventilador e sem equipamentos. No momento, pelo menos 85% das unidades escolares da Prefeitura recebem obras estruturais e de manutenção, além disso, estamos construindo duas novas unidades, no distrito de Baixa Grande e no Parque Eldorado. Entendemos que reclamar não adiantaria de nada e decidimos arregaçar as mangas e trabalhar."
PARCERIAS CONTRIBUEM PARA REESTRUTURAÇÃO DAS ESCOLAS E CRECHES
Wladimir ressalta ainda a importância das parcerias para a reestruturação das unidades escolares.
“Buscamos parcerias e criamos o Programa Amigo da Cidade para recuperar Unidades Básicas de Saúde e Escolas. As parcerias com o governo do Estado, para recuperar as ruas da cidade e estradas, deu fôlego para investirmos na reestruturação das unidades escolares com novo mobiliário, com ar condicionado, carteiras, kits de cadeiras escolares infantis; laboratórios, ventiladores, berços, armários, e também parques, playgrounds, geladeiras, freezers para assegurar a qualidade dos alimentos e frutas das nossas crianças," enumera Wladimir Garotinho.
O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, informa que “a obra para conclusão da Creche Escola no Parque Prazeres representa um investimento de, aproximadamente, um milhão de reais. O modelo é amplo para proporcionar conforto para as crianças e comodidade para os funcionários. As instalações contam por exemplo com salas de berçário, sala multiuso, salas para a estrutura administrativa, salas para o maternal I, maternal II, pré-I, pátio coberto, para proteção das crianças e ainda playground, cozinha, área de serviço, lavanderia, rouparia, entre outras instalações", detalhou Fábio Ribeiro.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, lamenta que as obras da unidade tenham sido paralisadas na gestão anterior, fato que obrigou a Secretaria a realocar crianças em unidades em outros bairros que não sejam onde suas famílias sejam domiciliadas. Contudo, ele celebra o esforço da atual gestão para a retomada e conclusão das obras em colocar em funcionamento as unidades, proporcionando comodidade para as famílias com o fim dos deslocamentos para unidades em outros bairros. Marcelo acrescenta que o investimento conta com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
AVÓS E MÃES COMEMORAM A RETOMADA DAS OBRAS DA CRECHE ESCOLA
Mães e avós e demais familiares das crianças do Parque Prazeres não escondem a satisfação pela retomada das obras da Creche Escola.
Para Dona Gecy Rodrigues, moradora na Rua Arnaldo da Silva Vizela, em frente da Creche Escola do bairro, a retomada da obra é um sonho para as famílias que têm crianças estudantes e na idade de creche.
“Tenho cinco netos pequenos, de creche e de escola, e uma creche e escola junto aqui vai ser bom para as crianças e para as famílias que têm de levar elas para outros bairros. Como desde o governo da Prefeita Rosinha essa obra ficou abandonada por conta do mato, a gente nem acreditava mais que alguém fosse lembrar da gente e terminar. Mas Deus ouve os pedidos dos justos e parece um sonho ver o reinício dessa obra”, comemora Dona Gecy.
Para a jovem mãe Suellen Carolina Gonçalves, mãe de um casal, com idade de três e quatro anos, a conclusão da obra representa alívio especialmente para ela.
Tenho uma menina e um menino que é autista. Tenho que levar de bicicleta a menina pela manhã para a escola e na parte da tarde enfrento esse sol pedalando para levar meu filho. Um estuda no Parque Santa Clara e o outro no Ciep no Parque Rio Branco. Enfrento essa luta todo dia e não vejo a hora da conclusão da obra para que meus filhos possam estudar aqui perto de casa. Essa Creche Escola será um presente para mães como eu”, declarou Suellen Gonçalves.