Não é só Campos, que nesta terça-feira (28) completa 188 anos de elevação de Vila à condição de cidade, que tem motivos para comemorar, mas os moradores do Parque Visconde do Rio Branco, em Guarus. Com a inauguração pelo prefeito Wladimir Garotinho da Unidade Básica de Saúde (UBS), na noite desta segunda-feira (27), a população do bairro e adjacências tem agora onde buscar assistência em saúde.
Situada à Rua Barão de Oliveira Castro, a UBS possui dois consultórios para atendimento com clínico geral, ginecologista e pediatra, um consultório dentário, sala de curativos, vacinas, coleta de sangue e enfermagem, além de farmácia.
A unidade começou a ser construída no final do governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, mas os serviços ficaram paralisados durante o governo passado.
As obras de construção ficaram sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, que fez nova licitação, por determinação do prefeito, para a conclusão dos serviços.
Acompanhado de secretários municipais, o prefeito ressaltou a importância da obra.
"Não podemos nos esquecer que a UBS estava praticamente pronta, faltando pequenos ajustes para ser inaugurada, mas foi abandonada pela gestão anterior. Estou com o meu coração leve e agradecido ao povo por ter acreditado na nossa palavra. Na política, a palavra empenhada tem um valor muito maior", disse Wladimir, destacando que Campos tem atualmente 213 obras em andamento, todas custeadas com recursos municipais, e outras executadas em parceria com os governos federal e estadual.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, afirmou sentir orgulho de fazer parte de uma gestão que ele classificou como o “governo da mudança”.
"É um governo dedicado que faz o que precisa ser feito, em todas as áreas, visando sempre o cuidado com as pessoas. A Saúde passou a ser respeitada pelo Governo do Estado, que hoje é um grande parceiro", afirmou.
O secretário municipal da Casa Civil, professor Suledil Bernardino, lembrou que a UBS do Rio Branco foi construída com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Anthony Garotinho, mas acabou abandonada pelo governo anterior.
"É uma noite histórica e um sonho realizado. Campos hoje tem prefeito e, por isso, peço que vocês continuem parceiros do governo".
Já o encarregado da UBS, Genildo Domingos Gonçalves Volino, 36 anos, se comprometeu, após pedido feito pelo prefeito para que cuide das pessoas com carinho e atenção, a zelar por cada morador. "Estarei aqui para servir vocês", disse.
Cuidado esse que a comerciante e moradora do bairro há 30 anos, Eliédima Pereira da Silva Soares, 63 anos, afirmou aguardar ansiosa. "Vi esse prédio ser construído e depois ser esquecido", afirmou ela.
Filha da comerciante, Rebeca da Silva Rocha, 29 anos, contou que, sem um posto de saúde perto de casa, até para vacinar a pequena Raylla, de 1 ano e 5 meses, enfrentava dificuldades. "Ela está com o cartão de vacina em dia porque me desloco até a Cidade da Criança, na 28 de Março. Além da distância, tem o gasto com o transporte. Com a UBS funcionando, me sinto aliviada".
Também participaram da cerimônia de inauguração, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, o secretário de Governo, Ângelo Rafael, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, o subsecretário de Infraestrutura e Operações da Secretaria de Saúde, Genil Alves, o deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, e os vereadores pastor Marcos Elias, Juninho Virgílio, Paulo Arantes e cabo Alonsimar.