Notícia no detalhe
Garantia dos direitos e defesa do SUS debatida na Conferência Estadual de Saúde
Evento foi realizado nesta quarta-feira no auditório da Faculdade de Medicina de Campos
Por: Redação -
Foto: Kelly Maria / Divulgação - 29/03/2023 - 18:28:40
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, abriu as atividades da etapa municipal da 9ª Conferência Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (29), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC). O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde e reuniu vários segmentos da sociedade civil organizada e todos os conselheiros. A meta é avançar nas reflexões que norteiam a saúde em Campos, bem como, debater as políticas públicas do município.
Durante o evento, foi discutido o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, com debate de quatro eixos temáticos que foram direcionados pelo Conselho Nacional de Saúde: O Brasil que queremos; O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“Hoje, iniciamos a etapa municipal da Conferência Estadual de Saúde, conferência essa que trata, analisa e faz toda a discussão das linhas de interferência nas políticas públicas, principalmente no que diz respeito à saúde. É uma reflexão muito interessante do aprofundamento da análise da sociedade como um todo. Uma discussão mais aprofundada do SUS e que cada vez mais possamos fazer valer a premissa do Sistema Único de Saúde, que é um sistema universal, equânime e igualitário”, destacou Paulo Hirano.
O evento contou com a palestra do professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Nilo Lima de Azevedo, que discorreu sobre o tema em questão. “A conferência tem um papel fundamental porque ela possibilita a discussão na base. Eu costumo dizer que toda conferência de saúde é um momento histórico, onde se tem um movimento de trabalhar na base, com uma troca que acontece em várias experiências, no âmbito estadual e federal e, depois, volta para a base. Então, você começa a ter um desenho de políticas públicas muito importante a partir desses debates”.
Após a palestra, foi realizada a plenária para eleição dos delegados à Conferência Estadual. Os delegados aprovaram as moções em plenária final, de onde sairão resoluções e propostas para a Conferência Nacional de Saúde a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A conferência também contou com as presenças do presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, Geraldo Venâncio; do diretor da FMC, o dermatologista Edilbert Pellegrini, e do representante do Conselho Regional de Saúde e apoiador do Estado na região Norte Fluminense, Paulo Valadares.
Últimas Notícias adicionadas
1
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira