Notícia no detalhe
Proapar organiza ação pelo Dia de Prevenção a Asma
O Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) da Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma programação especial para os próximos dias 15 e 16, das 9h às 17h em função do Dia Nacional de Prevenção a Asma, comemorado dia 21 de junho. Em Campos a data vai ser antecipada com várias ações na própria secretaria, na Rua Voluntários da Pátria, nº 875, com divulgação do trabalho realizado pelo programa e teatro temático para alunos da rede municipal de ensino.
Segundo a coordenadora do programa, Helena Riscado Dias, a programação este ano vai ser voltada para estudantes e professores. “Na ocasião vamos dar orientações sobre os cuidados com a asma. Convidamos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, 10 escolas, com participação de cinco unidades/dia, cada uma com a presença de 30 alunos”, conta.
O Proapar vai disponibilizar, no pátio da secretaria de Saúde, tendas com material educativo, uma casinha que simula os objetos que atrapalham a rotina de uma criança asmática e um mostruário com todo material utilizado pelo programa. “Na casinha, por exemplo, os alunos vão aprender e poder retirar objetos como cortina e tapetes, que em casa acumulam poeira e pioram o quadro, além disso, vamos distribuir panfletos com toda orientação necessária”.
Animador cultural – Os profissionais da Educação vão montar um teatro utilizando a linguagem do programa, mostrando o pulmão, como são as vias respiratórias, entre outras coisas. “A linguagem teatral vai ensinar os jovens e professores de maneira leve e agradável. No ano passado abrimos a programação para toda comunidade, mas este ano, queremos que os estudantes mostrem em casa o que aprenderam e que a asma não pode mudar a rotina escolar das crianças”.
O Proapar, implantado no município há dois anos, é multidisciplinar e conta hoje com 1.810 cadastrados. Funciona na própria secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento médico, técnico em enfermagem, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. O programa trabalha com prevenção, tratamento e atende a crianças e adolescentes de até 14 anos de idade e funciona na sede da Secretaria de Saúde, sala 33. O telefone de contato é (22) 2726-1301.
Helena Riscado ressalta que a procura pelo programa é intensa. “Entre os meses de janeiro e abril de 2011 registramos 2.723 atendimentos. Acompanhamos ainda as internações por asmas no Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Ferreira Machado, Hospital Geral de Guarus e Santa Casa de Misericórdia, e temos verificado que os números estão diminuindo”, comenta Helena lembrando que quando necessário o paciente ainda é encaminhado para a nutrição e programa contra o tabagismo.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2025 09:01:17 Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para crianças
0105 15h43Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18