Final de semana também tem vacinação em Campos. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a aplicação das vacinas do calendário básico de rotina e Covid-19, inclusive a bivalente, neste sábado (01) e domingo (02). A imunização de crianças, adolescentes e adultos acontece Clínica da Criança e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho das 8h às 17h. Em ambos os locais o atendimento é por livre demanda.
As crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias podem receber as 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer Baby. O esquema vacinal é composto por duas doses iniciais com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.
As crianças de 3 e 4 anos também podem receber as 1ª e 2ª doses com a Pfizer Baby. Aquelas que foram vacinadas com a 2ª dose da Coronavac há quatro meses ou mais, devem receber a dose de reforço (3ª dose) da Pfizer Baby.
Também estará disponível as 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer Pediatra destinada à imunização das crianças de 5 a 11 anos, desde que respeitado o intervalo entre a primeira e a segunda é de oito semanas. Já a terceira (reforço) deve ser feita quatro meses após a data da segunda dose.
Pessoas acima de 12 anos que ainda não iniciaram a vacinação contra a Covid-19 podem receber a 1ª dose. Também será aplicada a 2ª dose da Pfizer Adulto para maiores de 12 anos. O intervalo é de 30 dias a contar da data de recebimento da 1ª dose. Já a 2ª dose das vacinas Astrazeneca, Coronavac está suspensa. Para quem vai receber as doses de reforço (3ª e 4ª doses), deve-se respeitar o intervalo de quatro meses entre cada uma.
Podem receber a vacina bivalente idosos com idade igual ou superior a 60 anos e as pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos continuam sendo vacinados há quatro meses da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose) ou da 2ª dose do esquema vacinal primário.
Pelo calendário de rotina, crianças, adolescentes e adultos podem ter acesso a mais de 10 imunizantes que previnem contra várias doenças. A atualização da caderneta de vacina é feita para pessoas acima de 2 meses de vida e a aplicação ocorrerá de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo.
As vacinas disponíveis crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, DTP, Hepative B, Febre Amarela e Tríplice Viral.
Exclusivamente na UPH Saldanha Marinho também é realizada a aplicação da vacina preventiva contra raiva humana, indicada para crianças e adultos. A aplicação ocorre somente aos finais de semana e feriados. De segunda a sexta, esse imunizante está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).
No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão disponíveis para aplicação da 1ª a 4ª dose e as doses de reforço. Os imunocomprometidos devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição em qualquer uma das etapas de vacinação contra a Covid-19.
Para a bivalente, além dos documentos pessoais e cartão da vacina Covid-19, também é exigido para imunocomprometidos e as pessoas com deficiência permanente (física, sensorial e intelectual), além dos documentos pessoais citados, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.