Mais uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH) será transformada em Clínica da Família. Além da UPH de Santo Eduardo, a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), publicou no Diário Oficial do município, o aviso de licitação, na modalidade tomada de preços, para a escolha da empresa que ficará responsável pela obra de reforma e ampliação da UPH de Travessão.
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, a obra prevê a reforma geral do prédio, com ampliação da estrutura física. A unidade continuará prestando atendimento emergencial 24h e serviço ambulatorial nas especialidades de pediatra, geriatra, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia, obstetra, alergista pediátrico, clínica médica, urologia e ortopedista.
“São realizados, em média, 3 mil atendimentos ambulatoriais e 3,1 mil emergenciais (pediatria e adulto)”, afirmou a diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon, ressaltando que a unidade conta atualmente com 22 leitos.
O novo perfil de atendimento que vem sendo adotado nas UPHs começou pela de Guarus, que foi transformada em Clínica da Criança, sendo hoje referência pediátrica no município. Inaugurada em 20 de abril de 2022, a Clínica atende crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.
A expectativa é alcançar a marca de 60 mil atendimentos até a data do primeiro aniversário da unidade. A Clínica tem como foco o atendimento de emergência, mas sua estrutura permite atender casos de média complexidade, incluindo internação, se necessário.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, lembra que a Clínica da Criança funciona como uma unidade porta aberta 24h, com cinco pediatras todos os dias. “O município conta também com outra unidade que presta atendimento pediátrico 24h, que é o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC).
O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, disse que a Fundação segue cumprindo a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, que é a de oferecer aos campistas uma assistência eficaz, moderna e resolutiva. “Com o perfil de Clínica, o atendimento nas UPHs fica mais ágil e satisfatório”.