Notícia no detalhe
Vacinação contra aftosa supera expectativas
A meta era vacinar 35 mil animais, mas o número de doses aplicadas superaram a expectativa e, dentro da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa, a secretaria municipal de Agricultura e Pesca imunizou gratuitamente 46.482 mil bovinos e bubalinos de pequenos produtores cadastrados no órgão. A vacinação no município, realizada por sete equipes volantes e seis inseminadores dos pólos de inseminação, foi encerrada na última sexta-feira (10).
Segundo o responsável pelo Departamento de Veterinária, Marcelo Sales, a mobilização dos produtores rurais para que se cadastrassem junto ao Núcleo de Defesa Sanitária do Estado e, consequentemente, incentivando a proteção dos rebanhos, foi importante para que o número de animais vacinados contra febre aftosa fosse atingido. “O resultado é reflexo da conscientização do produtor, que está mais preocupado em manter seu rebanho livre da doença. Durante a campanha, tivemos novos cadastros de pequenos produtores interessados em receber uma de nossas equipes e o que nos levou a estender o período da vacinação”, explicou Marcelo.
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa teve início no dia 01 de maio e, oficialmente, foi encerrada no último dia 31. No entanto, segundo Marcelo, como já era esperado pelo Departamento de Veterinária, em Campos, o atendimento das equipes de vacinadores foi prorrogado por mais 10 dias.
Sete equipes volantes, formadas por veterinários e vacinadores, realizaram a imunização pelo município através das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR's). Além deles, seis inseminadores que atuam em pólos de inseminação estão vacinando rebanhos dos locais em que estão instaladas as unidades: Santa Maria, Morro do Coco, Vila Nova, Dores de Macabu, Rio Preto e São Martinho. Animais de 14 assentamentos rurais existentes no município também foram atendidos pelas equipes.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 15:22:31 Jornada reúne educadores e destaca o uso pedagógico da tecnologia em Campos
- 10/06/2026 12:25:46 Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
- 10/06/2026 12:22:21 Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
- 10/06/2026 09:19:21 Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
- 10/06/2026 09:07:58 HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
Jornada reúne educadores e destaca o uso pedagógico da tecnologia em Campos
1006 12h25Defesa Civil reestrutura núcleos para acelerar resposta em áreas vulneráveis
1006 12h22Ritmo, alegria e movimento: aulas da FME animam as noites no Jardim São Benedito
1006 09h19Cartão Goitacá: Beneficiários começam a receber novos cartões
1006 09h07HFM promove ação educativa para reforçar a higiene das mãos
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















