Os recursos hídricos do Rio Paraíba estão sendo debatidos no IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, cujo tema é "Plano de Bacia e Segurança Hídrica", que acontece no Instituto Federal Fluminense (IFF-Centro) até quinta-feira (13). Presente no evento, a Prefeitura de Campos está com um estande, onde apresenta aos participantes um vídeo que fala das riquezas hídricas do município, suas características e o que o governo tem feito na gestão para a preservação deste recurso.
O presidente do comitê Baixo Paraíba, Zenilson Coutinho, um dos responsáveis pela elaboração do Simpósio, explica que a realização do mesmo com a participação de pessoas envolvidas com o tema é a base para tratativas a médio prazo para preservação dos recursos hídricos. “Esta é uma forma de discutir de forma compartilhada e trazer novas ideias, elaborar ações para atenuar problemas que o nosso baixo paraíba enfrenta em relação a segurança hídrica, queremos tirar do simpósio ações e projetos reais, que certamente vão beneficiar a bacia”.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, participou da mesa de abertura do evento. O gestor da pasta falou sobre a importância da preservação do recurso e da maneira integrada que a Prefeitura de Campos trata o tema.
“Temos que lembrar como a Prefeitura, o governo Wladimir tem tratado esse tema. De maneira integrada, as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Agricultura, Planejamento e Comunicação Social, têm trabalhado no sentido de atuar de forma precisa e concreta na preservação desse recurso tão importante da vida humana e para atividade agrícola e pesca. Estamos tratando de uma bacia fundamental para o sudeste brasileiro, em especial para Campos, pois é a bacia do Paraíba do Sul. Esta é uma construção coletiva, o município se junta a instituições para construir meios e ações para preservar nossos recursos hídricos”.
O secretário de Comunicação Social, Sérgio Cunha, relata que o governo Wladimir vê na segurança hídrica uma base para o desenvolvimento econômico, turístico e de preservação ao meio ambiente. “A Comunicação Social, junto com as demais secretarias ligadas ao tema, integrou a equipe do simpósio e formulou um vídeo que fala das riquezas hídricas do município, suas características e o que o governo tem feito na gestão destes recursos. Além deste Simpósio, vídeo vai ser usado em eventos do Meio Ambiente, Defesa Civil, Turismo, Agricultura e ainda, disponibilizado para consulta pública e para a rede de educação”.
Para Renê Justen, o evento é de grande importância não só para Campos, mas para toda região. “Campos tem uma área hídrica enorme e é de suma importância discutir a questão do seu uso e preservação. Temos um programa municipal do meio ambiente onde agregamos todas as secretarias municipais, a fim de trabalhar uma política pública para área ambiental, para termos uma visão geral de sustentabilidade”.
O secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, considera um grande ganho para o município a realização do simpósio na cidade. “Vejo com muitas expectativas tudo o que vai ser tratado no simpósio. O município ganha com todos representantes que estão neste evento. Estaremos dentro das secretarias discutindo o que está sendo tratado. Sabemos da importância dessa nossa bacia para os produtores rurais, hoje vemos que há uma discussão muito grande em períodos de estiagem e grandes volumes de água em nossa região. Então este é um momento de integração para novas ideias”.