Campos é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro com maior capacidade de energia renovável pelas condições favoráveis que possui e vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Painel Regional: Empreendedorismo, Energia e Inovação. A iniciativa é da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação. O evento conta com o apoio do setor produtivo e universidades públicas e privadas. O Painel, que terá como slogan “Campos, uma nova história: do petróleo às energias limpas e renováveis, acontecerá no primeiro dia no Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Centro) e, no segundo dia, na Universidade Estácio de Sá. Ambos às 18h.
Segundo o secretário da pasta, Marcelo Neves, durante os dois dias os setores produtivo e acadêmico estarão debatendo um tema, que está em alta. “O momento é extremamente favorável, e Campos está ocupando posição privilegiada no setor de energia limpa. Só esta semana, o prefeito Wladimir Garotinho entregou a uma empresa as licenças ambientais para a instalação de mais duas usinas de energia limpa e renovável. Outra já está em construção. Durante esse Painel Regional, estaremos discutindo novas tendências nas áreas de energia limpa, inovação e empreendedorismo”, informa Marcelo Neves.
A programação será aberta na próxima terça-feira (18), às 18h, no auditório Miguel Ramalho do IFF – Campus Centro. O evento, em cada dia, ocorre em dois horários, com dois a três palestrantes e debatedores. No primeiro horário, das 18h às 19h30, seguido de intervalo de 30 minutos, continuando em seguida, das 20h às 21h30. Neste primeiro dia, os debates acontecem com o IFF, Universidade Candido Mendes e a empresa 3E Energy. Após o intervalo, será a vez da CDL, Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) e TEC Campos Incubadora.
Na quarta-feira (19), segundo e último dia do Painel, os debates começam com ACIC, Porto do Açu, Sebrae e, após o intervalo, Firjan, Secretaria de Educação e Universidade Estácio de Sá. A Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação participará de todas as mesas de debate. “O evento vai ter formato de pitch (pequenas apresentações) seguido de debate, ou seja, cada participante terá em média 5 minutos, podendo chegar a 10 minutos para que apresentem suas ideias e sugestões sobre a questão da mudança energética e novas oportunidades que isso representa na nossa região. Em seguida, após as apresentações curtas e objetivas, fica aberto o debate entre os palestrantes e o público”, informa o diretor de Inovação da secretaria, Luis Magalhães.
Entre as entidades que estão apoiando o evento estão a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas ((CDL) de Campos, Universidade Candido Mendes, Porto do Açu, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae), Universidade Estácio de Sá, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense e TEC Campos Incubadora.
Veja
AQUI a programação completa.