A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu reunião com representantes do Sistema de Segurança Pública, nesta quinta-feira (13), com o objetivo de criar um fluxo de comunicação e ação entre os órgãos, visando garantir a segurança nas escolas da rede municipal de ensino. Além das medidas que já estão em curso atualmente, com o reforço da fiscalização e da ronda escolar, promovidas pela Guarda Civil e Polícia Militar, outras ações serão implantadas a fim de obter resultados a curto e médio prazos.
Participaram da reunião a delegada titular da 134ª Delegacia de Polícia, Natália Patrão; delegada interina da 146ª DP, Ana Paula Carvalho; subsecretária de Educação, Rita Abreu; assessora técnica da Seduct, Catia Mello; subcomandante da Guarda Civil Municipal, Alex Anselmet; comandante do 8⁰ Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar; os vereadores Álvaro Oliveira e Juninho Virgílio, representando o Conselho Municipal de Educação; o representante da Postura e Ordem Pública, Junior Brasília, além de outros membros desses órgãos.
A Seduct vai orientar os porteiros e outros profissionais das unidades escolares para que façam vistoria das mochilas por amostragem e em diferentes momentos do dia; vai enviar circular aos pais e responsáveis pelos estudantes solicitando que também fiscalizem as mochilas ao saírem de casa, para que sejam corresponsáveis na criação de uma cultura de paz nas escolas. Ficou definido, ainda, que, em caso de possíveis denúncias e de ameaças em escolas, os registros de ocorrência deverão ser feitos nas Delegacias de Polícia apenas de forma presencial, para que a ação aconteça de forma mais rápida e efetiva.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, a Secretaria também vai implementar o projeto Escolas de Paz, por meio do qual as equipes vão desenvolver um trabalho de humanização e escuta especializada com os estudantes, envolvendo as famílias dos alunos, visando a construção de ações para a materialização da cultura de paz, a conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência.
Para isso, irá criar um Manual Operacional, em parceria com as Forças de Segurança, a fim de subsidiar as atividades nas unidades escolares da rede municipal. O documento estará disponível no portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) em alguns dias e ficará acessível ao público em geral.
“Também vamos analisar a possibilidade de instalação de câmeras de segurança nas unidades. Mas pedimos aos pais e professores que nos ajudem e conversem com os estudantes para que não compartilhem imagens e boatos nesse sentido. Caso recebam qualquer informação, solicitamos que seja levada diretamente aos gestores escolares que estão em contato direto conosco, com a Guarda Civil e com a Polícia Militar, a fim de que as providências sejam tomadas de imediato. Não há motivo para pânico, nossas escolas continuam sendo um ambiente seguro, estamos todos atentos e cuidadosos, e os diretores estão orientados”, disse Marcelo.
Representantes das Forças de Segurança também vão participar de reunião com os gestores escolares da rede municipal no Teatro Trianon, na próxima quinta-feira, 20 de abril, para tratar do assunto, às 10h.
Tenente Cruz destacou que a PM continua desenvolvendo dois programas que estão ajudando a combater a violência no ambiente escolar: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) e Patrulha Escolar. “Temos grupo com os diretores das escolas municipais no WhatsApp. Quando uma diretora pede apoio, a gente não leva mais de dois minutos para chegar ao local e atender a demanda. Temos registro de tudo. Nosso maior trabalho é desfazer fake news. Ontem, por exemplo, recebemos mais de 500 notícias falsas e isso atrapalha o nosso trabalho. Por isso reforçamos para que não compartilhem esse tipo de mensagem”, comentou.
Os vereadores afirmaram que apresentarão projeto de lei na Câmara Municipal para criação da Semana Municipal da Cultura da Paz nas Escolas, envolvendo as escolas públicas e particulares. Alex Anselmet acrescentou que a Guarda Civil Municipal intensificou as ações do projeto Ronda Escolar e está visitando as unidades diariamente. “Intensificamos o patrulhamento em todos as áreas onde há unidade escolar e, quando ocorre alguma instabilidade em alguma escola, a gente deixa a viatura no local até a resolução do caso”, garantiu.
Nesta sexta-feira (14), representantes da Seduct vão realizar reunião com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para tratar do assunto, na sede da Secretaria.