Campos vai sediar o 2º maior evento do negócio do cavalo do Brasil, em novembro. O Prefeito Wladimir Garotinho já declarou apoio ao evento, o Concurso Brasileiro de Mangalarga Marchador (CBMM), que atrai público de vários estados e fortalece o turismo com movimentação na economia. A declaração de apoio do Prefeito foi feita na noite desta sexta-feira (14) no XXVI ENMERJ (Encontro do Mangalarga Marchador do Estado do Rio de Janeiro), que está acontecendo desde o dia 11 e se estende até sábado (15), no Centro Hípico do Norte Fluminense, construído no Rancho Gabriela, na localidade de Santa Cruz.
O Prefeito destacou a importância do empreendimento que gerou 200 empregos diretos durante a construção e gera cerca de 70 empregos diretos efetivamente no funcionamento das instalações que, em fevereiro, abrigou aproximadamente 500 cavalos Quarto de Milha competidores dos estados do Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Wladimir Garotinho esteve acompanhado do Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.
“O agronegócio é forte e tem peso importante na economia do Brasil. Em Campos, o agronegócio está no nosso DNA. Iniciativa empreendedora como essa, de investir por acreditar nos resultados e contribuir com o desenvolvimento de um segmento e da cidade merece apoio e como eu já afirmei, terá sempre apoio da Prefeitura durante nossa gestão que prioriza cuidar das pessoas. Trabalhar em parceria para gerar emprego é uma forma de cuidar das pessoas, porque o emprego gera dignidade e fortalece a família, que é a base da sociedade. Apoiamos eventos dessa natureza, porque movimenta a rede hoteleira, os restaurantes, as lojas, os cinemas, oficinas, lojas de ração, enfim, a economia como um todo”, justifica o Prefeito Wladimir Garotinho.
O Secretário Fábio Ribeiro atribuiu aos investimentos públicos na atual gestão, o ambiente favorável para o surgimento de empreendimentos, a exemplo do surgimento do Centro Hípico. “O governo Wladimir Garotinho transforma a infraestrutura da nossa cidade com investimentos públicos importantes com esse. A nova infraestrutura que está implementando no município gera ambiente propício para que a iniciativa privada opte por investir na nossa cidade, que tem grande potencial para o desenvolvimento. Como produtor rural sei que o negócio do cavalo é uma vertente do agronegócio com forte potencial de crescimento em Campos e região e, por isso, esse Governo apoia eventos como esse, que movimenta e economia e contribui para o desenvolvimento de Campos”, avalia Fábio Ribeiro.
Conforme informações do empreendedor, Wagner Crespo, proprietário do Centro Hípico, o empreendimento tem atraído eventos regionais com a média de dois eventos/mês, agendados entre abril e novembro, quando será realizado o Concurso Brasileiro de Marcha Batida do Mangalarga Marchador, segundo maior evento do negócio do cavalo do Brasil, com um mix de eventos: Competição, exposição e feira com itens do setor.
“Em maio teremos dois eventos, um Estadual e outro Nacional do Cavalo Quarto de Milha; em junho já temos confirmada a Exposição Nacional do Pônei e, assim, prossegue com outros eventos até novembro, quando sediaremos a Final do Campeonato Brasileiro com competidores de todo o Brasil, como Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal e de cidades de outros estados. Os eventos do negócio do cavalo movimentam significativamente a economia, porque o fluxo de pessoas que vêm de outros estados é grande e isso demanda lotação da rede hoteleira, do segmento gastronômico, movimenta os estabelecimentos de produtos rurais e de outros segmentos”, observa Wagner Crespo.
O presidente do Núcleo de Cuidadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Campos, Marcos Barreto, informa que o Núcleo Campos tem 33 anos e que as instalações do novo Centro Hípico contemplam o segmento do negócio do cavalo com oportunidade para desenvolver negócios. “Estamos sediando a 26ª edição estadual do Encontro do Cavalo Mangalarga Marchador e fomos contemplados com essas bemestruturadas instalações. Agradecemos à Prefeitura de Campos pelo apoio dado com atenção na logística e na área da Saúde”.