O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, ministrou palestra no II Fórum de Graduação EAD Uenf, na tarde deste sábado (15). O evento aconteceu das 9h às 18h no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e contou com a presença de alunos, tutores e professores de todos os polos que contam com graduações da instituição de ensino. Marcelo ministrou sobre o tema “Educação Básica no Norte/Noroeste Fluminense: uma missão para os cursos de licenciatura?”.
“Parabenizo a todos vocês que aceitaram o desafio de escolher a educação como um espaço de trabalho. A pandemia nos forçou a reagir e colocar as tecnologias digitais como apoio para a prática pedagógica, e esse é um caminho sem volta. Estamos criando caminhos por meio de um choque de gestão educacional, visando melhorar a qualidade do ensino em Campos", disse.
Ele apresentou o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado na rede municipal de ensino em fevereiro de 2021 por meio de decreto n° 65/21, publicado no Diário Oficial do município, cujo documento norteia as ações e projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Acesse (
AQUI).
Trata-se de um programa amplo com objetivo de criar um sistema de aprendizagem eficiente com o uso de tecnologias digitais envolvendo diversas parcerias com secretarias e fundações municipais, instituições de ensino e de pesquisa e o setor produtivo, visando ao desenvolvimento humano, educacional e tecnológico do município de Campos. O PAE fornece conteúdos de apoio aos educadores por meio de um Portal (
AQUI) e incentiva o uso de tecnologias, oferecendo capacitação aos profissionais, através de equipes multiprofissionais e gestão democrática.
Através dele, foi implantada a Escola de Aprendizagem Inclusiva na Cidade da Criança Zilda Arns, por exemplo, voltada a crianças típicas e atípicas, promovendo educação e convivência inclusiva. Além disso, cerca de R$ 1 milhão de reais foram investidos em programas que visam fomentar a Ciência e Tecnologia no município, por meio de oferta de bolsas de estudo, como os programas Mais Ciência, Mais Ciência na Escola, Startup Campos e de Economia Criativa.
Ele apresentou os desafios e propostas para supera-los, e acrescentou que a formação continuada dos profissionais que atuam na área da educação é uma das propostas em curso. "Para se ter uma ideia, criamos a Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem), por meio da qual já capacitamos mais de 4 mil profissionais da rede municipal de ensino nas mais diversas áreas", detalhou.
Outros projetos desenvolvidos também estão ajudando a promover avanços, como o Estação Educação, com a criação de salas-estúdio em escolas. O projeto envolve gravação de videoaulas dos diversos componentes curriculares e demais conteúdos extracurriculares, com objetivo de criar um acervo de materiais didático-digitais interativos e dinâmicos, com abordagens metodológicas dialogadas, contextualizadas e problematizadoras, que sirvam como instrumentos potencializadores das aprendizagens sistematizadas e formalizadas nas escolas e para além delas, estando ao alcance de todos aqueles que desejarem.
Também foi criado o projeto Lab Mais que está garantindo aquisição de 166 Kits de robótica, 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências e 211 conjuntos de Laboratórios Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos.
Ele também citou o Projeto Biblioteca em Casa, que já entregou mais de 25 mil maletas em 140 unidades escolares, contendo cerca de 20 livros da Literatura Brasileira (cada caixa). As obras podem ser levadas para casa, de modo a permitir a leitura não somente por parte dos alunos, mas também por seus familiares e professores.
O Fórum foi organizado pela professora Marilvia Dansa de Alencar, assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Uenf e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil. O evento apresentou, ainda, duas outras mesas de debates abordando os seguintes temas: “Extensão nos cursos EaD UENF — o que muda para o discente”; “ e “Desafios pós-pandêmicos dos cursos EaD UENF: o que queremos e do que precisamos?”, com participação de Charles Magalhães, secretário de Educação de Miracema (RJ); Edmilson Mota, professor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Ana Beatriz Garcia, professora do Centro de Biociências e Biotecnologia da Uenf.