Está autorizado o início das obras do Programa Bairro Legal, que levará saneamento básico e urbanização para a Vila dos Pescadores, na Praia do Farol de São Tomé.
O documento que autoriza o início das obras foi assinado no início da tarde deste sábado (15), pelo Prefeito Wladimir Garotinho, pelo Secretário de Obras e Infraestrutura de Campos, Fábio Ribeiro e Secretário Estadual de Habitação e Interesse Social, Bruno Dauaire, que representou o Governador Cláudio Castro. O projeto, elaborado pela Prefeitura, será executado pelo Estado e representa investimentos da ordem de R$ 38.281,907.
Durante a solenidade de assinatura, o Prefeito Wladimir Garotinho anunciou que o INEA autorizou realizar, também, obra de retificação da Estrada Xexé-Açu, que vem sendo afetada pelas fortes ressacas. E agradeceu ao Governador Claudio Castro e aos Secretários de Estado, Bruno Dauaire e Vinicius Farah, por estarem sempre dispostos a atender às reivindicações de Campos para o bem-estar da população. Wladimir destacou, ainda, o bom relacionamento entre as autoridades políticas de Campos com o Governo do Estado, tanto no Executivo quanto no Legislativo.
“Estou especialmente feliz por estar aqui hoje, porque passei pelo menos 20 verões de minha vida aqui, brincando nas ruas do Farol de São Tomé, quando não existia ruas urbanizadas e a pavimentação das ruas era de areia. Conheço bem a luta dos moradores da comunidade. Alguns prefeitos no passado tentaram fazer a obra, mas existia impedimento, porque os órgãos ambientais alegavam que aqui era área de preservação ambiental que teria sido invadida”, disse o prefeito.
Wladimir lembrou que, quando deputado federal, protocolou ofício em 2019 solicitando autorização ao ICMBio, informando que a área da Vila dos Pescadores não integrava a área de preservação.
“Coincidentemente, a resposta ao ofício saiu dois anos depois, justamente agora que estou Prefeito e, assim, estamos realizando o sonho de vocês, que é de trazer o saneamento e a urbanização para a Vila dos Pescadores”, detalhou Wladimir, que pediu ao responsável pela construtora que priorize a contratação de pessoas da comunidade.
O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, ressaltou que “o Prefeito tem feito maratona de inaugurações e de lançamento de obras, porque no período da pandemia, na crise econômica, teve a coragem de adotar medidas duras, com uma gestão de austeridade. Campos é o maior município do interior do Estado e tem muitas demandas, mas o Prefeito tem conseguido entregar obras e serviços importantes para a comunidade, como aqui o Programa de Esportes o ano todo, a reforma da UPH, a reabertura da Colônia da Terceira Idade. E agora vai mudar a realidade local, transformando a Vila dos Pescadores num Bairro Legal”, destacou Fábio Ribeiro.
As obras projeto compreendem na construção de sistema de saneamento com galerias pluviais, rede de coleta de esgoto e estações de elevatórias, estações de tratamento de esgoto, construção da base em 38 ruas, pavimentação e calçadas das mesmas. A obra vai contemplar cerca de 1.300 famílias que há cerca de 30 anos sonhavam com as obras para transformar a realidade do bairro e pôr fim à lama, à poeira e o esgoto que, por ocasião de chuvas intensas, invade as casas nas ruas onde o lençol freático é próximo da superfície, como ocorreu na noite de sexta-feira (14).
VEREADORES PRESTIGIARAM A SOLENIDADE
Prestigiaram o ato, secretários de diversas pastas da municipalidade e, também, os vereadores: Álvaro Oliveira, Abdu Neme, Bruno Pezão, Cassiano Tavares, Juninho Virgílio, Fred Rangel, Marcione da Farmácia e Silvinho Martins.