Crédito para o comércio varejista. O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Orlando Portugal, e o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPs, Felipe Knust, se reuniram com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), Maurício Cabral, visando apresentar linhas de crédito disponíveis para os empresários com taxas de juros de 0,5% ao mês, com objetivo de fortalecer e fomentar o comércio de Campos.
Orlando explica que Cabral tomou posse como presidente a pouco tempo e, de pronto, colocou as instituições do governo municipal voltadas ao empreendedorismo à disposição do mesmo. “Convidamos o Maurício Cabral para conhecer nosso espaço, para que ele possa apresentar aos seus sindicalizados as ofertas de crédito existente no Fundecam, para capital de giro e investimento com taxa de juros de 6% ao ano, ou seja, 0,5% ao mês. Esse é um fomento que o prefeito Wladimir Garotinho disponibiliza no contrato do Fundecam Empresarial, com objetivo de alavancar a recuperação e ampliação do comércio como um todo. Estamos apresentando todo planejamento que o Fundecam tem para os próximos 2 anos”, pontua.
Com cerca de 100 associados, o Sindivarejo vê com bons olhos a parceria com o Fundecam, para que todos os segmentos do comércio sejam atendidos. “Ainda estamos retomando a economia, depois desse período de pandemia. Quando vemos dentro de nossa cidade uma linha de crédito com taxa altamente viável, nesse momento econômico é muito bom. O comércio em nossa cidade é extremamente forte e junto com a Secretaria de Desenvolvimento, estamos trabalhando para fortalecer a indústria de prestação de serviço. Temos um comércio de vestuário forte, além do comércio de bairro que vem crescendo muito. As entidades de classe têm esse dever de casa de ir para o bairro. Vamos levar essa linha de crédito do Fundecam para o comércio de bairro, pois o desenvolvimento de Campos passa pelo fortalecimento do comércio local. Nós sabemos fazer o dever de casa, mas às vezes precisamos de um recurso com taxas viáveis”.
Maurício reforça o apoio do governo municipal à categoria. “Nós temos muito apoio desta secretaria, aqui podemos contar com a Casa do Empreendedor, Junta Comercial, Abertura de MEI, todas essas ações vemos com bons olhos, o que nos ajuda a seguir o lema de cada CNPJ aberto ou mantido, ter ao menos uma carteira assinada. A chancela do Fundecam já tem credibilidade, pois temos vários casos de sucesso que contou com suas linhas de crédito, o que queremos, é abrir com a chancela do Sindivarejo, oportunidade para que nossos associados tenham mais um canal junto ao Fundecam na oferta deste recurso”, conclui o gestor do Sindivarejo.
Por meio do Fundecam Empresarial, o comerciante pode obter até R$50 mil em empréstimo, sendo 30% do valor destinado a capital de giro e 20% para investimento. Já para o CPF Empreendedor, estão disponíveis até R$ 5 mil e para o Microempreendedor Individual (MEI), até 10 mil, sendo que nestes casos, os juros são de 2% ao ano. O Fundecam é uma agência de fomento à economia do município, contribuindo para fomentar a economia e gerar emprego.