A Clínica da Criança está em festa pelo primeiro ano de funcionamento. Inaugurado no dia 20 de abril de 2022, a unidade especializada em atendimento infantil, de baixa e média complexidade, comemora o resultado de mais de 60 mil atendimentos.
E para celebrar essa data, a Secretaria de Saúde, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou, na manhã desta quinta-feira (20), um café da manhã especial. O festejo também contou com a participação dos personagens animados como Cebolinha e Mônica da Turma da Mônica e a Trupe Iupê Palhaçaria, que animaram os pacientes, acompanhantes e funcionários da clínica.
A unidade, que atende crianças de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, se tornou referência no atendimento pediátrico, melhorando o fluxo dos casos de urgência e emergência. A clínica é totalmente equipada e preparada de forma lúdica para atendimento infantil 24h. Na unidade atuam cinco médicos e demais profissionais de saúde, visando garantir o melhor atendimento à população.
“A Clínica da Criança foi uma das promessas de campanha do prefeito Wladimir Garotinho, nunca se acreditou que teria uma unidade estritamente pediátrica para atendimento à população, ainda mais a população de Guarus que é tão grande e importante para a cidade. No início quando fizemos a transição do Hospital Geral de Guarus para cá, a nossa maior preocupação era saber se seria possível manter o atendimento, o fluxo adequado, mas hoje, com o quantitativo de mais de 60 mil crianças atendidas, uma média de 260 a 300 crianças atendidas por dia, mostra que realmente a Clínica da Criança se consolidou como a maior unidade pediátrica de Campos”, informou o presidente da FMS, Arthur Borges.
A supervisora Administrativa da Clínica da Criança, Edna Gomes da Rocha, esclarece que a unidade deu certo graças aos esforços da gestão do prefeito.
“Eu já esperava que a Clínica da Criança fosse esse sucesso que é, porque foi um projeto feito pelo nosso prefeito e aconteceu com muito louvor. Hoje estamos completando 1 ano com mais de 60 mil atendimentos e é um prazer trabalhar nesse local. Estamos aqui para cuidar e é isso que estamos fazendo, cuidando da população”, esclareceu.
Aprovação - Syuanne Rocha, que está acompanhando o atendimento dos dois filhos de 5 e 10 anos, comenta que após a mudança da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus para a Clínica da Criança, o espaço e o atendimento melhoraram. “Houve uma grande melhoria desde que a clínica passou a ser especialmente para atendimento infantil. O acolhimento aperfeiçoou, as salas estão bem equipadas, tudo melhorou. Só tenho a parabenizar toda a equipe”, disse.
Bianca Cezélio, que está acompanhando o filho Bernardo de 2 anos após uma crise de asma e bronquiolite comentou que não tem o que reclamar do atendimento na unidade. “Eu e meu filho fomos bem atendidos aqui na Clínica. Há todo momento eles estão verificando o estado de saúde do meu filho, estão dando os remédios. Essa unidade foi algo muito certo, pois aqui todos fazem o possível e o impossível pelo bem-estar das crianças. Não tenho do que reclamar”, expressou.
Com a celebração de 1 ano, o grupo Trupe Iupê visitou a unidade, animando o setor e arrancando risadas dos pequenos pacientes. O grupo de palhaçaria hospitalar realiza trabalho voluntário visitando unidades de saúde levando alegria e diversão para os pacientes, como explica o representante do grupo de palhaçaria, Amaro Neto.
“Nossa ação é social, nada é mais gratificante do que vir aqui e tirar o sorriso de quem está triste. Sabendo que aqui é referência para as crianças e por isso viemos acalmar os corações dos pais que estão acompanhando os pequenos, através da alegria”, destacou.
Novidade – Visando melhorar o atendimento infantil, o Departamento de Odontologia da Clínica da Criança começou a funcionar de forma exclusiva para atendimento infantil, como explica o Rodrigo Muniz, coordenador de Odontologia da FMS. “Antes o atendimento era adulto e infantil, agora vai ser só emergência odontológica infantil, vamos virar uma referência no município. Os outros lugares também vão atender, mas vão encaminhar para cá os casos mais complexos”, contou.
Rodrigo também mencionou que no mês que vem uma nova abordagem será realizada nas enfermarias.
“A partir de maio também vamos começar a visitação dos pacientes que estão internadas, nos leitos, para conseguirmos fazer uma prevenção da saúde bucal para que assim, quando a criança receber alta, realizar os tratamentos que ela precisa no consultório. Já temos um espaço, uma sala de atendimento que vai passar por uma reestruturação para ficar mais acolhedor para a criança. Mas estamos funcionando normalmente, de segunda a segunda com dentistas e odontopediatras 24h disponíveis para atendimentos”, completou.
Também participaram da celebração o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes; o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber; a diretora médica da Clínica da Criança, Jodinea Melo; a diretora de Gestão das UPHS, Bruna Vassimon; o vereador Fred Rangel; o conselheiro municipal de Saúde, João Emanuel; o gerente de Hotelaria, Ítalo Guimarães; e o chefe do Patrimônio da FMS, Eduardo Gonçalves.