Uma onda de amor, solidariedade e de esperança invadiu as unidades escolares da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (20). Diferentes iniciativas e atividades foram desenvolvidas nas escolas e creches de todas as regiões educacionais na promoção da cultura de paz, visando combater boatos e atos de violência. Os profissionais da Educação se reinventam diariamente, mas o dia de hoje foi ainda mais cheio de emoções, com distribuição de cartas entre educadores, gestores, pais e alunos, de abraços, de chocolates, de carinho, oração e dinâmicas.
Um movimento que veio para ficar e deve perdurar ao longo deste ano. Todas as ações representam a proposta do Projeto Escolas da Paz, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).
A Escola Municipal Manoel Pereira Gonçalves, em Sentinela do Imbé, por exemplo, trabalhou os 6 pilares da cultura da paz, que são: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade. A Escola Municipal José Giró Faísca promoveu um amigo secreto, além de distribuição de cartas e balas do coração.
Na Creche João Perdecene Neto, Lapa, foi desenvolvido o projeto "Paz, desde pequeno aprendendo!". "Neste dia de reflexões, ofertamos às crianças situações de aprendizagem, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, por meio de dinâmicas. Trabalhamos o autoconhecimento, o demonstrar e doar os bons sentimentos do coração, bem como a escuta. Sim, escutar é perceber o outro, é aproximar-se do outro com carinho e respeito. E assim, vamos cumprindo a nossa missão que envolve, também, regar o coraçãozinho de nossas crianças com os sentimentos mais puros que Jesus nos ensinou", disse a professora Patrícia de Sousa Soares.
Na Tapera, a movimentação também garantiu a celebração do amor. “Recebemos novamente a visita da Patrulha Escolar do 8º BMP e da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal. O clima na unidade é de muita tranquilidade, estamos nos precavendo, redobramos a atenção e os cuidados. Somos muito gratas por todo esse carinho e cuidado com o bem-estar de nossas crianças”, assegurou a vice-diretora da Creche João Siqueira dos Santos, Caroline Nascimento.
A diretora da Creche Irmã Dulce, Wagna Corrêa, no Parque São Benedito, afirmou que "a nossa creche hoje está num culto à paz, gratidão e amor”. O Ciep Compartilhado Clóvis Tavares realizou ação em conjunto com os alunos da unidade estadual que funciona no mesmo prédio, em parceria com o Moto Clube de Campos, cujos integrantes levaram uma mensagem de paz aos estudantes.
Rosemary Gandra, diretora da E.M. Santa Rita de Cássia disse que “a escola é lugar de paz. Criança não aprende se estiver ansiosa e apreensiva, precisa de tranquilidade para isso. Fizemos uma faixa no muro da escola com várias bandeiras brancas e os professores fizeram um abraço coletivo com a presença dos pais. Também fizemos uma oração para promover um ambiente de paz”, comentou.
Hernann Moura, gestor da Escola Professora Sebastiana Machado da Silva, falou de como foi o dia. “Decoramos a entrada da escola com bolas brancas e corações vermelhos, espalhamos frases de acolhimento e pacificação, uma música suave ajudou a ambientação, os funcionários receberam os pais e alunos de maneira carinhosa e acolhedora, cantamos o hino nacional, a oração do Pai Nosso e distribuímos a bala do amor”.
A Creche Escola José Eduardo Peixoto dos Santos Zandonaide promoveu, durante toda a semana, o projeto Família na Escola com dinâmicas e reuniões. A Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Carvalho, em Farol de São Tomé, realizou a “Invasão do Bem”, como explicou a vice-diretora da unidade. “Nossa escola tem o coletivo de pais e este criou, juntamente com a escola, o Dia da Invasão do Bem, onde eles escondidos cantaram para seus filhos pelo pátio, recitaram poemas e em seguida surpreenderam as crianças doando bombons e abraços. A emoção foi muito boa, muita alegria e diversão entre estudantes, funcionários e pais”, explicou Cláudia Maria.
Escolas como Amaro Prata Tavares, Lions II, Amaro Antônio da Silva, Califórnia, Dr. Getúlio Vargas (Tocos), Lulo Ferreira de Araújo (Morro do Coco), Creche Professora Joelma Figueiredo, Ciep Maestro Villa Lobos, Branca Peçanha, Ferroviário Jacy Barbeto, Sebastião Ribeiro de Deus, Carlos Jardim da Cruz, Alva Doralice, Dr. Walter Siqueira, Creche João Siqueira dos Santos, Escola Professora Eunícia Ferreira da Silvia, Frederico Paes Barbosa, Creche Ruth Chagas, Lídia Leitão, Ciep Arnaldo Rosa Viana, Creche Martin Luther King, Escola Manoel Ribeiro do Nascimento, Escola Santo Amaro, Creche Dom Helder Câmara, Escola Santa Rita, escola Padre João Norberto da Costa, Instituto Profissional São José, entre tantas outras celebraram a vida e a educação como canal de transformação da sociedade.