Dando continuidade à parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, os dois Postos de Identificação Civil em unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, em Guarus, e na Baixada Campista, seguem realizando a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade. A parceria se deu pelo aumento da demanda e dificuldade que muitos munícipes tinham em realizar o procedimento em postos do Detran-RJ. Nos dois locais, o atendimento é direcionado à população geral e, também, às pessoas que vivem em instituições.
No posto em Guarus, o atendimento fica na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Para solicitar a primeira ou a segunda via, o interessado deve agendar o serviço previamente. O agendamento pode ser feito toda às sextas-feiras, de forma presencial ou por telefone, sempre de 09h às 15h.
São 30 vagas disponibilizadas/dia, além de 10 para atendimento prioritário. Após o agendamento, a pessoa deve comparecer com a documentação em mãos. A certidão de nascimento, casamento ou de divórcio são documentos obrigatórios para solicitar o RG. A sede da SMDHS fica na Travessa Santo Elias, 140-210, no Jardim Carioca. O telefone para contato é 22 981750902.
Na Baixada Campista, o Posto de Identificação Civil fica em Goitacazes, na Rua Capeline, nº 30, na Praça São Gonçalo. Diferente de Guarus, a solicitação para emissão do documento é feita apenas de forma presencial e por ordem de chegada. O atendimento é das 08h às 14h. A documentação obrigatória também é a certidão de nascimento ou casamento.
Além do documento obrigatório, outros documentos servem para serem colocados no RG de forma opcional, como CPF, título de eleitor, CNH, entre outros. Nos dois Postos, a solicitação do RG para menores de 12 anos só pode ser feita a partir da apresentação de uma documentação com foto de um responsável (xerox e original). Caso o responsável não seja pai ou mãe do menor, é necessário um documento assinado por um juiz comprovando que obtém a guarda do menor.
Com 18 anos recém completados, Eduardo Lacerda esteve no posto de Guarus para renovar a sua identidade e aprovou o serviço. "Como eu fiz 18, chegou a hora de tirar a identidade definitiva. No Detran, eu não estava conseguindo agendar, então eu fiquei sabendo que aqui fazia a emissão e agendei. Está sendo rápido e acredito que logo eu estarei com ela em mãos", disse o jovem.
Segundo a responsável pelo setor de Identificação da Secretaria, Giselda Leão, a emissão das identidades em parceria entre o município e o Estado fez com que o serviço ganhasse agilidade. Em alguns casos, as carteirinhas ficam prontas em menos de uma semana. “Quem ganha com essa parceria, claro, é a população. A gente consegue agilizar cada vez mais o serviço e assim agilizar a vida das pessoas, porque tem gente que chega aqui desesperado, porque precisa de um novo RG para conseguir um benefício, entre outros. Além disso, a gente consegue estar frente a frente com a população, oferecendo um serviço mais humanizado”, disse a coordenadora.