Notícia no detalhe
Projeto “Biblioteca vai à escola” na E.M. Alcindor Bessa
A pequena Maria Vitória expressa no rosto a alegria. Inicialmente, ela ficou um pouco tímida, mas logo depois, entrou na brincadeira da “dança das cadeiras” e se enturmou com os outros coleguinhas. “Tudo isso é muito legal”, exclamou a menina de 5 anos, encantada com tantas novidades. Ela é uma das dezenas de crianças da Escola Municipal Alcindor Bessa, visitada pelo projeto “Biblioteca vai à escola”, ontem (quarta-feira, 15).
Cerca de 50 alunos, entre crianças e adolescentes, participaram de atividades como teatro, brincadeiras, contações de histórias, dinâmicas, gincana cultural, trilha sonora, show de talentos e apresentaram um portifólio com desenhos ilustrativos da história “Os porquês do coração”.
A pedagoga Flávia Pinto Rangel contou que foi informada do projeto por intermédio da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho e acreditou que seria importante introduzir a cultura na escola de uma maneira mais lúdica. “Precisamos mostrar um outro lado do mundo para os alunos. Mostrar a eles que existem sim, coisas interessantes e, por isso, resolvemos trazer um projeto como esse, buscando melhorar a qualidade de ensino”, destacou.
O Projeto “Biblioteca vai à escola” foi criado pela Biblioteca Infantil Lúcia Miners, com a finalidade atender os alunos com idades de 3 a 15 anos, que cursam as séries iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Municipal. Além de levar alegria, “Biblioteca vai à escola” foi criado para despertar nos estudantes o prazer pela leitura, bem como abordar a cultura de maneira geral.
- Pretendemos que as crianças desenvolvam o hábito pela leitura e, por isso, levamos a biblioteca até os alunos. Durante os nossos encontros, trabalhamos com a obra infantil de Monteiro Lobato e outros personagens que fazem parte dos inesquecíveis livros, que até hoje encantam muitas crianças e adultos. Queremos formar cidadãos através da cultura - destacou a coordenadora do projeto, Ana Neri Gama.
A aluna Paloma Ferreira Neves, de 12 anos, afirmou: “Eu gosto muito de ler e esse projeto só fez com que o meu desejo pela leitura aumentasse ainda mais. Estou muito satisfeita com todas as atividades que estão sendo realizadas. Está muito divertido”.
Para Matheus Gonçalves, foi possível unir aprendizado e diversão. “Eu gostei muito e acho que o momentos como esse deveriam ser repetido aqui na minha escola. Mas o mais importante é que a gente conseguiu aprender várias coisas de uma maneira bem mais interessante e até mesmo, brincando”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes