Notícia no detalhe
Projeto “Biblioteca vai à escola” na E.M. Alcindor Bessa
A pequena Maria Vitória expressa no rosto a alegria. Inicialmente, ela ficou um pouco tímida, mas logo depois, entrou na brincadeira da “dança das cadeiras” e se enturmou com os outros coleguinhas. “Tudo isso é muito legal”, exclamou a menina de 5 anos, encantada com tantas novidades. Ela é uma das dezenas de crianças da Escola Municipal Alcindor Bessa, visitada pelo projeto “Biblioteca vai à escola”, ontem (quarta-feira, 15).
Cerca de 50 alunos, entre crianças e adolescentes, participaram de atividades como teatro, brincadeiras, contações de histórias, dinâmicas, gincana cultural, trilha sonora, show de talentos e apresentaram um portifólio com desenhos ilustrativos da história “Os porquês do coração”.
A pedagoga Flávia Pinto Rangel contou que foi informada do projeto por intermédio da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho e acreditou que seria importante introduzir a cultura na escola de uma maneira mais lúdica. “Precisamos mostrar um outro lado do mundo para os alunos. Mostrar a eles que existem sim, coisas interessantes e, por isso, resolvemos trazer um projeto como esse, buscando melhorar a qualidade de ensino”, destacou.
O Projeto “Biblioteca vai à escola” foi criado pela Biblioteca Infantil Lúcia Miners, com a finalidade atender os alunos com idades de 3 a 15 anos, que cursam as séries iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Municipal. Além de levar alegria, “Biblioteca vai à escola” foi criado para despertar nos estudantes o prazer pela leitura, bem como abordar a cultura de maneira geral.
- Pretendemos que as crianças desenvolvam o hábito pela leitura e, por isso, levamos a biblioteca até os alunos. Durante os nossos encontros, trabalhamos com a obra infantil de Monteiro Lobato e outros personagens que fazem parte dos inesquecíveis livros, que até hoje encantam muitas crianças e adultos. Queremos formar cidadãos através da cultura - destacou a coordenadora do projeto, Ana Neri Gama.
A aluna Paloma Ferreira Neves, de 12 anos, afirmou: “Eu gosto muito de ler e esse projeto só fez com que o meu desejo pela leitura aumentasse ainda mais. Estou muito satisfeita com todas as atividades que estão sendo realizadas. Está muito divertido”.
Para Matheus Gonçalves, foi possível unir aprendizado e diversão. “Eu gostei muito e acho que o momentos como esse deveriam ser repetido aqui na minha escola. Mas o mais importante é que a gente conseguiu aprender várias coisas de uma maneira bem mais interessante e até mesmo, brincando”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2025 15:43:04 Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
- 01/05/2025 15:34:55 Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
- 01/05/2025 12:45:50 Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
- 01/05/2025 11:39:53 CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
- 01/05/2025 09:57:19 Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Saúde mantém vacinação durante feriado do Dia do Trabalhador e ponto facultativo
0105 15h34Teatro de Bolso celebra 57 anos com apresentações de alunos de cursos da FCJOL
0105 12h45Campos se destaca na geração de empregos e capacitação profissional
0105 11h39CadÚnico: Fluxo de atendimento no Mutirão de Goitacazes é elogiado
0105 09h57Fechado no feriado do Trabalhador, Museu recebe Encontro de RPG no sábado
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18