A diretora de engajamento da Associação Internacional do Céu Escuro (Dark Sky Park), a norte-americana Bettymaya Foott, especialista em observação noturna, participou nesta terça-feira (25) de uma visita técnica ao Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), no Farol de São Tomé, para observação noturna. Com a visita, o Pelag poderá ser reconhecido como Dark Sky Places, região de observação de céu escuro. Ela estava acompanhada pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo.
Na Baixada Campista, o grupo também visitou o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tocos, e o Mosteiro de São Bento, na localidade que tem o mesmo nome. Segundo a subsecretária de Turismo, Isabela Terra, representando o secretário da pasta, Hans Muylaert, que estava em outra agenda. Com a visita ao Pelag, há a possibilidade de Campos oferecer mais um produto turístico, que é o Astroturismo.
A visita faz parte da programação do 15º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado entre os dias 27 e 29 de abril, em Campos, com a participação de cinco países. A abertura do evento acontece na quinta-feira (27), às 9h, no Teatro Municipal Trianon, com o apoio da Prefeitura de Campos.
- O reconhecimento do Pelag como Dark Sky Places poderá gerar grande visibilidade para a região, fomentando a vinda de turistas de várias partes do planeta porque é uma atividade reconhecida mundialmente. Quero agradecer a Betty pela oportunidade de estar aqui e proporcionar este momento que é de grande importância para a região. O Astroturismo é uma atividade nova, mas muito promissora, que atende várias faixas etárias - informa a subsecretária adjunta de Turismo, que estava acompanhada pelo guia de turismo, Everaldo Reis.
Bettymaya falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e do Astroturismo e ressaltou, ainda, a felicidade de conhecer o céu observado do Parque Estadual da Lagoa do Açu. “Estou muito honrada de estar no Brasil e sob este belo céu”, disse a especialista no assunto.
- Hoje podemos começar a caminhar em direção a um futuro Dark Sky Places, uma região de observação do Céu Escuro, que vai proporcionar muito turismo para a nossa região, inclusive a nível internacional. Graças à presença da Bettymaya Foott, isso vai ser possível” – disse o representante do Clube de Astronomia Louis Cruls, Helio Honorio Dutra.
O coordenador do Pelag, Samir Mansur, também falou sobre a importância da visita técnica e do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. “Neste evento, teremos representantes de cinco países, além de vários estados do país. Este evento é importante para entendermos um pouco mais sobre o Parque Oficial Escuro e a preservação do Meio Ambiente. O Parque do Desengano já recebeu o título de Dark Sky Park e nós estamos tentando transformar esse lugar aqui em Dark Sky Places, região de observação de céu escuro, que poderá proporcionar um turismo internacional”, ressalta Samir.

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS – Em visita ao Arquivo Público, o grupo foi recebido pelas historiadoras Rafaela Machado, gerente do equipamento, e Larissa Manhães. Rafaela falou sobre o centenário de Waldir Pinto de Carvalho, que dá nome ao arquivo, este ano; mostrou as dependências do equipamento, como a capela; além do laboratório de restauração de documentos. No Mosteiro de São Bento, o grupo também conheceu a história do prédio e percorreu as dependências.