A primeira dama Tassiana Oliveira acompanhou, na noite desta terça-feira (2), a primeira aula do projeto Automake, curso de automaquiagem para adolescentes dos acolhimentos Lara, Portal da Infância, Renascer, Cativar, Aconchego e Despertar, lançado, semana passada, pelo prefeito Wladimir Garotinho. O projeto, idealizado pela primeira-dama no formato de um curso profissionalizante, é desenvolvido por meio de parceria da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) com o fotógrafo e maquiador Binho Dutra, que ministra as aulas.
Para as alunas, que tem idades entre 13 e 17 anos e 11 meses, a maioria interessada em maquiagem, a presença da primeira-dama é uma motivação a mais.
"O objetivo é buscar estimular o trabalho feito com as alunas, mostrando o quanto é importante esse momento, como esse curso pode ser grandioso para o futuro delas, como o Automake pode ajudá-las a se qualificarem, se profissionalizarem para, quando saírem do acolhimento, poderem ganhar o seu próprio dinheiro, terem um meio para obter o próprio sustento. A gente busca incentivar as alunas, porque acreditamos e queremos que todas se tornem, mais à frente, profissionais de sucesso, alcançando a própria independência. Então, sempre que puder, vou estar junto delas, incentivando e fazendo com que elas entendam a importância de aproveitar oportunidades como essas para um grande futuro", destacou Tassiana.
As alunas, como "N" que serviu de modelo na primeira aula, estão empolgadas.
"Eu amo maquiagem e esse curso é muito bom para para a gente que está em acolhimento, para a gente se formar, e isso pode ajudar a gente lá fora. Eu tenho 17 anos e, com o curso que estou fazendo agora, lá fora, talvez o ano que vem, quem sabe eu posso atuar como professora em cursos de maquiagem, ser uma maquiadora. A única coisa que eu posso dizer é que esse curso é tudo bom e a gente não teria como pagar. É bom até para gente saber destacar a nossa beleza facial, é muito legal. Eu sempre quis ser profissional na área da maquiagem, tanto que me maquio sempre, maquio as meninas do acolhimento, porque eu amo, maquiagem é minha vida. E agora eu estou aprendendo maquiagem para poder fazer o que amo profissionalmente. Esse curso é tudo", contou a aluna.
Um dos mais conceituados profissionais da área, o maquiador Binho Dutra diz que serão oito aulas e que, pelo interesse das alunas, o curso terá um excelente resultado. As adolescentes aplicam as técnicas aprendidas umas nas outras. Cada aluna fica responsável pelo seu kit de maquiagem, para treinamento também nos acolhimentos institucionais da FMIJ. Na última aula, a tarefa será maquiar a primeira-dama.
"O diferencial de ministrar esse curso para meninas de acolhimentos é que a gente coloca mais amor. Não que a gente não ame ministrar o curso também para pessoas que podem pagar, mas essas meninas mudam a vida da gente. Elas se empenham tanto, elas fazem valer a oportunidade que lhes é dada. E a gente só consegue retribuir com mais carinho, mais dedicação e com mais brilho nos olhos, porque a gente passa a saber a história de cada uma. Então, na verdade, eu acabo nem ensinando tanto e, sim, aprendendo com elas e ficando muito orgulhoso do progresso de cada uma", concluiu Binho.