Para ampliar as taxas de cobertura vacinal no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), vai promover no próximo sábado (06), o Dia D de Vacinação contra o vírus da gripe, o Influenza. Na ocasião, também será aplicada a dose de reforço da vacina Bivalente contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos e grupos prioritários.
A mobilização visa a melhorar a cobertura vacinal desses dois imunizantes e aumentar a proteção da população, principalmente neste período de maior incidência das doenças respiratórias, devido à circulação viral. Ao todo serão 25 postos com imunização simultânea. O atendimento será das 9h às 13h.
Para a imunização contra a gripe, podem ser vacinados as gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas até 45 dias após o parto; indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores de Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Também fazem parte do público-alvo pessoas com comorbidades (doenças crônicas); pessoas com deficiência permanente; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; profissionais da Força de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e trabalhadores portuários.
Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até o momento, atingiu 8,94% da meta de imunização do município, o equivalente a 16.888 pessoas do público-alvo composto por 188.729 municipes. A meta é imunizar 90%.
Já a vacinação Bivalente contra a Covid-19 será aplicada para todas as pessoas acima de 18 anos e grupos prioritários, que são as pessoas com comorbidades e imunocomprometidas, pessoas com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos e quilombolas todos a partir de 12 anos, além de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde, incluindo estudantes da área que estão em atuação, que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina covid-19 monovalente como dose de reforço.
O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço é de quatro meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou última dose do esquema primário. O imunizante está sendo aplicado desde 24 de fevereiro, porém, até o momento, o alcance é de 5,93%, ou seja, 22.714 pessoas receberam vacinas. O público-alvo é formado por 382.902 pessoas.
O subsecretário e infectologista, Rodrigo Carneiro explica que o Dia D deste sábado é uma estratégia convocada pelo Estado e que o município vai aderir abrindo várias salas de vacinação. “Teremos vários locais funcionando para dar mais comodidade à população e pedimos para que compareçam para que possamos ter uma cobertura ampla e com isso diminuir a circulação desses vírus respiratórios (Influenza e Coronavírus) entre a população”, explicou.
POSTO EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 5 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS:
Cidade da Criança
POSTOS PARA TODOS OS PÚBLICOS:
Centro de Saúde de Guarus
Secretaria Municipal de Saúde
UBSF Parque Aurora
UBSF Custodópolis
UBSF Félix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBS Morro do Coco
UBS Penha
UBS Tocos
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Patronato São José
UBSF Poço Gordo
UBSF Parque Prazeres
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Saturnino Braga
UBSF Imperial
UBSF Parque Aldeia
UBS Venda Nova
UBSF Eldorado
UBSF Conselheiro Josino
UPH Travessão
UPH Ururaí