A Prefeitura de Campos libera a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de vida, nesta segunda-feira (8). A medida foi definida após orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) e visa à proteção da população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 10 de abril e, com a ampliação de faixa etária, a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias. Até o momento, somente 21. 180 pessoas foram imunizadas contra a doença.
A vacina vai estar disponível em mais de 30 postos de vacinação distribuídos pelo município de segunda a sexta-feira e a meta é imunizar 90% da população, principalmente os grupos determinados pelo Ministério da Saúde e, desta forma, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina contra o vírus Influenza é trivalente e protege contra as cepas Sidney da H1N1, a Darwin da H2N3 e a tipo B, linhagem Victória.
“As vacinas são seguras e ao tomá-las a pessoa protege a si mesmo e ajuda a proteger a população como um todo”, disse o assessor técnico de Imunizações da SMS, Leonardo Cordeiro. Ele informa ainda que todas as pessoas vacinadas no ano passado precisam tomar a vacina atualizada deste ano.
Leonardo reforça para a necessidade de as pessoas dos grupos prioritários, como crianças, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, professores, puérperas, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente tomarem a vacina. “Temos na cidade cerca de 188 mil pessoas que formam o grupo de maior risco de infecção pelo vírus influenza. Pedimos a essas pessoas para não deixarem de tomar a vacina, pois assim como o coronavírus, o vírus Influenza também tem sua forma grave e pode levar ao óbito”, alertou.
Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina.
DIA D VACINAÇÃO – No sábado (6), a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Dia D de Vacinação contra a gripe e Covid-19. Na ocasião foram aplicadas 2.258 doses de Influenza e 909 doses da vacina bivalente contra a Covid-19, totalizando 3.167 doses administradas.
POSTO EXCLUSIVO PARA IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS:
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
POSTO EXCLUSIVO PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 6 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS:
Cidade da Criança – 8h às 17h
POSTOS PARA TODA A POPULAÇÃO ACIMA DE 6 MESES
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 17h
Automóvel Clube – 9h às 16h
Campos Shopping – 9h às 16h
Drive-thru do Guarus Plaza Shopping – 9h às 16h
Fundação Municipal de Esportes, antiga AABB – 9h às 16h
Quiosque Rodoviária Roberto Silveira – 9h às 16h
Centro de Saúde de Guarus – 9h às 16h
UBS Baleeira– 9h às 16h
UBS Custodópolis – 9h às 16h
UBS Poço Gordo – 9h às 16h
UBS Santa Maria – 9h às 16h
UBS Tocos – 9h às 16h
UBSF Carvão– 9h às 16h
UBSF Lagoa de Cima – 9h às 16h
UBSF Conselheiro Josino – 9h às 16h
UBSF Félix Miranda – 9h às 16h
UBSF IPS – 9h às 16h
UBSF Jamil Ábido – 9h às 16h
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé – 9h às 16h
UBSF Morro do Coco – 9h às 16h
UBSF Parque Aldeia – 9h às 16h
UBSF Parque Imperial – 9h às 16h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 16h
UBSF Parque Rodoviário – 9h às 16h
UBSF Patronato São José – 9h às 16h
UBSF Santo Amaro – 9h às 16h
UBSF Saturnino Braga – 9h às 16h
UPH Santo Eduardo – 9h às 16h
UPH Ururaí – 9h às 16h
UPH Travessão – 9h às 16h