Notícia no detalhe
Campos em assinatura de pacto no Rio de Janeiro
Campos foi um dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro que participou nesta quarta-feira (15), na capital, da assinatura do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) entre o Estado e as cidades que a integram. A secretária Municipal da Família e Assistência Social Izaura Freire representou a Prefeita Rosinha Garotinho na solenidade que contou, também, com a presença da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, além da Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, e o Secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, que estará Campos reunido com a Prefeita Rosinha na próxima segunda-feira.
A ministra ratificou o compromisso do pacto e apresentou aos municípios a dinâmica do Plano Brasil Sem Miséria. O programa, lançado este mês pela Presidente Dilma Rousseff, envolve ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. Izaura Freire teve oportunidade de apresentar à ministra alguns projetos e programas desenvolvidos pelo município, que têm parceria com o governo federal, e que hoje são considerados exemplos na região. Entre eles, destaca-se o Projovem Adolescente e o Projovem Trabalhador.
A partir da assinatura do Estado com os municípios para implantação do pacto de gestão, este vai repassar às cidades os recursos devidos, de forma organizada e sistemática, para qualificação dos profissionais, equipamentos e serviços de proteção social básica e proteção especial, incluindo os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centros Especializados de Assistência Social (CREAS), entre outros. Izaura Freire explica que, antes do pacto, os municípios financiavam as ações com recursos próprios ou da união.
- Agora a proposta é de cofinanciamento, ou seja, o governo estadual paga 30%, o federal 50% e o municipal os 20% restantes. O pacto vai representar melhoria na qualidade dos serviços, porque, automaticamente, sobrará recursos municipais para outras ações na área da assistência, como compra de material permanente, entre outros - explica Izaura Freire.
Palavra de ministra - Para que o Plano Brasil Sem Miséria tenha êxito, segundo a ministra Tereza Campello, será preciso o empenho quase que exclusivo dos municípios. Izaura Freire disse que Tereza Campello citou as peculiaridades que existem no país, formando “muitos brasis”. Ao constatar o trabalho desenvolvido em Campos com os programas federais , a ministra sinalizou com a possibilidade de visitar o município para constatar as realidades. “Estamos muito à frente de outras cidades que têm os mesmos programas desenvolvidos aqui, em termos de números e serviços e a ministra ficou impressionada com o nosso trabalho, que também foi apresentado à Denise Colin e a Rodrigo Neves”, finaliza a secretária municipal da Família e Assistência.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação