A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) está com inscrições abertas para o IX Seminário “Campos no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, que acontecerá no próximo dia 18, na Câmara Municipal. O evento vai reunir estudiosos profissionais de áreas relacionadas ao tratamento e acompanhamento das vítimas e de órgãos que atuam diretamente no enfrentamento aos crimes e na defesa dos direitos da infância e adolescência. As inscrições podem ser feitas (
AQUI).
O seminário, que contará com a participação de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Federal, entre outros órgãos de defesa de direitos e proteção à infância e à juventude, será aberto ao público e apresentará um diagnóstico sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, inclusive, com levantamentos do FortaleSer, equipamento da FMIJ que funciona com equipe multidisciplinar, oferecendo atendimento psicoterapêutico, social e psicopedagógico às vítimas e seus familiares.
O presidente da FMIJ, Leon Gomes, destaca a importância do evento. “O objetivo do seminário é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a rede de proteção infanto-juvenil e a sociedade em geral para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, crimes que temos verificado estar em grande evidência em Campos, especialmente em algumas localidades mais afastadas do centro urbano. Estamos no século XXI, em 2023, e ainda temos um combate muito superficial por parte da sociedade. Por isso, o tema do seminário é um assunto que deve estar sempre em pauta e ser levado em consideração para que medidas preventivas e protetivas possam ser tomadas de forma eficaz. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são algo real em nossa sociedade hoje, em todo o Brasil, e em Campos não é diferente”.
Leon também destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, da Justiça e da Polícia Federal no enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes e lembra que o governo municipal é sensível à pauta, buscando ampliar a rede de proteção infanto-juvenil.
“Os representantes dessas instituições terão fala no seminário. Eles estão à frente do combate aos crimes e também da proteção de crianças e adolescentes, e reconhecem a importância dessa mobilização. A Fundação tem o FortaleSer, que tem dados fundamentados de casos, que é um equipamento pioneiro, grande auxiliar nessa pauta, e que vem desenvolvendo um trabalho de excelência. É um equipamento que tem um papel fundamental, com equipes ofertando acompanhamento e atendimento psicoterapêutico, social, psicopedagógico, e que têm afinidade com as crianças e adolescentes por estar com eles todos os dias, cuidando, aliviando os traumas. Nós temos crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, sabemos de seus traumas, e o governo é sensível a essa pauta. Em seu primeiro ano de gestão, o prefeito Wladimir Garotinho implantou o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (CAAC), que funciona no Hospital Ferreira Machado. Lá, além de toda a atenção médica, de assistente social, psicólogo, pediatra, há plantão de médicos legistas e policiais civis, que fazem o registro de ocorrência para registrar o crime. Esse seminário é para mostrar dados e demonstrar como precisamos crescer e desenvolver medidas que funcionem efetivamente. Então, a gente precisa falar, explanar o assunto e, principalmente, propor medidas de prevenção a essa violência e amparo e cuidado com as vítimas”, concluiu Leon.
O IX Seminário “Campos no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” será aberto às 14h15, com a composição da mesa de autoridades. Serão duas palestras durante à tarde e uma mediação. “A autolesão com relação às violências” será ministrada pela psicóloga, doutora em Saúde Pública e pesquisadora do Departamento de Estudos da Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Dra. Patrícia Constantino, e pela também psicóloga, mestre em Saúde Pública pela Fiocruz e doutoranda em Autolesão, Ma. Aline Ferreira Gonçalves. “Rumos da Saúde Mental – alinhamento à Rede de Atenção Psicossocial para integração do cuidado” será proferida pela médica psiquiatra do PSP e do Ambulatório Saúde Mental em Campos, pós-graduanda em Psiquiatria, Dra. Thaís Pireda.
Interessados podem se inscrever
AQUI e conferir, abaixo, programação do evento.