Foi assinada na manhã deste sábado (13) a Ordem de Serviço que autoriza a realização das obras de reestruturação da Estrada que liga a localidade de Seis Marias, o Assentamento Josué de Castro e diversas comunidades da região Norte do distrito de Morro do Coco, à BR-101. A Ordem de Serviço foi assinada pelo secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro, que representou o Prefeito Wladimir Garotinho. Os investimentos são de R$ 6,8 milhões para retificação do leito e construção de nova camada asfáltica.
O secretário esteve acompanhado do subsecretário da pasta, José Fernando Guedes e técnicos da secretaria que, por orientação do Prefeito Wladimir Garotinho, em atendimento aos moradores da localidade de Santa Rosa, também iniciaram levantamento técnico da Estrada que liga a localidade à Estrada de Seis Marias. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza outra frente de obras na região, especificamente, na estrada vicinal que corta as glebas de terra do Assentamento Rural Josué de Castro, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
MAIS DE 20 EMPREGOS GERADOS - De acordo com a engenheira da construtora Avenida, Halanna Carvalho de Araújo, responsável pela execução do projeto, a obra emprega 20 trabalhadores na primeira fase e, pelo menos, 35 na segunda fase.
“Esta primeira fase compreende os trabalhos de remoção de terra e mato que, durante muitos anos, avançou sobre a pista em vários trechos, e também compreende a retificação do leito da estrada que está com vários trechos com a base danificada. Em diversos pontos, já iniciamos a remoção de camada do asfalto que está solta. Nesta fase estamos empregando 20 pessoas mas, na segunda fase, empregaremos pelo menos 35 pessoas”, informou Halanna Carvalho.
Agricultores familiares do Assentamento, pequenos produtores rurais e moradores de Seis Marias e localidades adjacentes celebram o início das obras para recuperação da Estrada que está há mais de 20 anos sem as devidas obras de manutenção, a exemplo do presidente da Associação de Produtores Rurais de Morro do Coco, Leonardo Crespo, que agradeceu ao secretário Fábio Ribeiro pela iniciativa da Prefeitura em realizar a obra.
“Recebemos a obra com muita satisfação porque a estrada foi asfaltada há mais de 20 anos e não tinha a manutenção necessária. O novo asfaltamento vai mudar a realidade e contribuir para o desenvolvimento dessa região que produz alimentos agrícolas e leite e tinha dificuldade de fazer o escoamento da produção devido à dificuldade de acessar as localidades. Essa estrada é importante porque ela liga Seis Marias e diversas localidades à BR-101 e ao município de São Francisco de Itabapoana. Muitos produtores e moradores de distritos de São Francisco acessam a BR-101 passando por aqui
A agricultora familiar Sandra Cristina da Silva Miranda cumprimentou o secretário Fábio Ribeiro e, em nome dos agricultores familiares, pediu para agradecer ao Prefeito Wladimir por ter atendido a reivindicação dos agricultores do Assentamento Josué de Castro quanto à recuperação da estrada vicinal que liga as propriedades à Estrada principal e por ter doado Dorna Resfriadora de Leite (Tanque) com gerador de energia para os assentados.
“Em nome dos assentados do Josué de Castro vim agradecer à Prefeitura por três coisas: por iniciar essa obra para recuperação da estrada que vai ser muito importante para a comunidade de Seis Marias e outras localidades aqui da região, pela doação do tanque resfriador de leite, que veio acompanhado do gerador de energia e pela obra que está sendo realizada para recuperar a estrada que atende a nossa comunidade do Assentamento Josué de Castro. Estamos felizes por esse cuidado com a nossa região que ficou esquecida por muito anos, mas agora recebe a atenção que merecemos”, declarou Sandra Cristina, que cumprimentou o secretário Fábio Ribeiro e pediu que estendesse os agradecimentos ao Prefeito Wladimir Garotinho que não pôde comparecer devido agenda no Hospital Geral de Guarus.
O produtor rural Hervê Cunha da Silva agradeceu ao secretário Fábio Ribeiro pelo lançamento da obra.
“Eu recebo essa obra com muita satisfação e entendo que a comunidade está recebendo tanto autoridades como toda equipe de operários com muito carinho porque a obra é em prol da própria comunidade como um todo e vai beneficiar a mobilidade dos ciclistas, motociclistas e motoristas e vai favorecer na redução de custos com o escoamento da produção”, analisa Hervê Cunha, que é produtor de cana e leite.