A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) lançou nesta sexta-feira (19) o Projeto Aprender para Empreender. O projeto visa contemplar 380 jovens na faixa etária dos 14 aos 17 anos, inseridos na Guarda Civil Municipal (15 aos 17) e no Programa Qualifica Jovem (14 aos 17), além de ampliar a política pública de preparação da juventude para o mercado de trabalho. A primeira palestra foi com o jovem empresário, Túlio Maciel, da cafeteria Charlotte que, ao final da explanação da experiência empreendedora vitoriosa, distribuiu mini bolos produzidos pela empresa. O lançamento do projeto contou com a participação do presidente da FMIJ, Leon Gomes, e da coordenadora de Empregabilidade para Jovens, Isabela Muniz.
Além das atividades socioeducativas aplicadas aos jovens inseridos na Guarda Mirim e no Programa Qualifica Jovem (por meio dos cursos de qualificação para prepará-los para o mercado de trabalho), o novo projeto acrescenta atividades como palestras e visitas a empresas que vão contribuir para que cada um identifique qual segmento seguir na área profissional ou quais habilidades detém para empreender no seu próprio negócio.
O presidente da Fundação, Leon Gomes, ressaltou a importância do projeto. “Como presidente da Fundação, eu me sinto muito feliz de estar desenvolvendo esse projeto para jovens junto com nossa Coordenação de Qualificação e Empregabilidade. Esse ciclo de palestras visa apresentar de maneira dinâmica a história de grandes empreendedores da nossa cidade, que começaram do zero. Queremos aguçar nos jovens o desejo de sonhar cada vez mais alto e de acreditar que tudo é possível, basta acreditar. Nós, enquanto Fundação estamos aqui para apoiar e direcionar os nossos jovens para o caminho do sucesso, dentro de cada desejo pessoal”, destaca Leon.
- O novo projeto Aprender para Empreender visa ampliar as atividades que possam contribuir com os jovens quanto ao seu futuro no mercado de trabalho, seja como empregado, empreendedor ou empregador, por meio de palestras, como a que ocorreu hoje, com um jovem empreendedor que se tornou empresário; e visitas a empresas de diversas áreas, conforme a programação da Coordenadoria de Qualificação e Empregabilidade, sob o comando da especialista em Recursos Humanos na Fundação, Isabela Muniz -, relatou o presidente da FMIJ, Leon Gomes.
O palestrante Túlio Maciel falou sobre sua experiência e transmitiu uma mensagem de motivação para os jovens. “A vida é cheia de desafios mas, quem tem disciplina, se esforça muito, trabalha bem, sabe lidar com pessoas, sorrir e dar um bom dia simpático, consegue conquistar muita coisa na vida. Eu busco, diariamente, pela minha excelência e por pessoas excelentes. Então, tenta ser o máximo que você puder; tenta ser excelente em cada coisa que você for fazer. Se você for servir uma água para alguém, seja excelente servindo água porque isso vai fazer total diferença na sua vida inteira. Pessoas excelentes são destaques sempre, seja em uma lanchonete, em um restaurante, em uma escola, no local que for; seja em uma função pequena ou grande. Busquem ser excelentes com muita disciplina. Vocês têm tudo para crescer na vida”, disse Túlio.
Túlio também destacou a importância de transmitir sua experiência para jovens. “Foi bom demais. Primeiro, que fiquei surpreso com a energia do pessoal. Muita garra. Fiquei muito feliz porque é difícil a gente ter a oportunidade de falar com o pessoal mais novo. Tem coisa que eu gostaria de ter escutado quando eu era mais novo e, hoje, eu poder falar com o pessoal eles, que vão entrar para o mercado de trabalho; falar que é possível crescer, se desenvolver em uma empresa, no trabalho da melhor forma possível, é um privilégio muito grande”, destaca o palestrante.
Jovens do Programa Guarda Mirim, que participaram da palestra, falaram sobre as expectativas com o novo projeto. “Minha expectativa é desenvolver muitas habilidades, disciplina e compromisso. A fundação está me dando uma oportunidade muita boa e tenho certeza de que vou conseguir chegar muito longe”, disse a jovem Pâmela, 15 anos. Quem também falou sobre a importância do projeto para o seu futuro foi a Maria Eduarda, 16 anos. “Espero que eu consiga almejar tudo que eu sonho e sei que aqui, na FMIJ, eu vou conseguir tudo isso com muita persistência, força de vontade e disciplina. Aqui, na Guarda Mirim, a gente aprende isso todos os dias. Sou muito grata pela palestra de hoje. Aprendi bastante com as palavras do Túlio e sei que vou conseguir chegar aonde eu quero com a minha força de vontade”.
- Pensando no futuro dos nossos jovens, iniciamos um novo projeto “Aprender para Empreender” com palestras apresentadas para os nossos assistidos pela Fundação Municipal da Infância e Juventude, com Empreendedores de sucesso da nossa cidade com o intuito de fomentar o empreendedorismo. Nossa primeira palestra contou com a presença de Túlio Maciel, fundador da cafeteria Charlotte, que contou sua trajetória, do início do seu sonho, até chegar a uma das cafeterias mais conhecidas de Campos. Queremos incentivar nossos jovens a sonhar cada vez mais alto e ter em mente que o futuro começa a ser construído agora - finaliza a coordenadora de Empregabilidade para Jovens, Isabela Muniz.