Notícia no detalhe
Reativada unidade de planta piloto de biodiesel
Nesta segunda-feira (20), o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, participou da reativação da unidade de Planta Piloto de Biodiesel, situada na Fazenda Angra, pertencente à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). Com a reativação do espaço, cerca de seis toneladas de óleo doméstico saturado, armazenados há quatro anos no local, começam a ser submetidos ao processo de transesterificação, procedimento no qual o óleo vegetal é misturado a um álcool e a catalisadores para a produção de biocombustível.
O óleo produzido vai ser testado em máquinas movidas a diesel, como vem acontecendo há duas semanas, quando cerca de mil litros de biocombustível armazenados no galpão anexo à unidade começaram a ser utilizados por um trator da Agricultura. Além da avaliação da eficiência do combustível, a composição química também será analisada por técnicos com base em normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP).
- Acreditamos que, em julho, já tenhamos uma produção contínua de biodiesel a partir de óleo de fritura. Por dia, a unidade de transesterificação pode realizar três processos completos, com capacidade para produzir um total de mil litros de biodiesel diário - informou o engenheiro químico, Luiz Paulo Vaillant, que fez uma demonstração do processo de transformação do óleo vegetal em biocombustível.
Segundo Frederico, em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, está sendo elaborado projeto para sistema de coleta organizada de óleo de fritura, recolhido em estabelecimentos comerciais. O serviço já foi realizado no município, em 2007, pela Pesagro, em parceira com o governo municipal e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). “Além do óleo de cozinha, vamos fomentar a produção de sementes de girassol, gerando renda para o produtor rural e, também, para 'vender' a idéia para o empresariado. O biocombustível não gera poluição e resíduos. É um combustível natural”, acrescentou o secretário.
A proposta do projeto, desenvolvido pela Agricultura em parceria com a Pesagro e a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminenses (Cooplanta), é para que biocombustível seja produzido a partir de sementes de girassol. Por enquanto, 60 litros de óleo dos grãos colhidos no ano passado estão guardados. Até a primeira quinzena de agosto, o volume de óleo deve aumentar, dando início à produção de biodiesel a partir de sementes de 16 mil pés que estão sendo cultivados no Centro Integrado de Produção Agrícola, sediado no Colégio Estadual Agrícola Antonio Sarlo, no Bairro Cidade Luz.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















