A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou mais uma entrega do Cartão Goitacá nesta sexta-feira (26). Desta vez 914 novos beneficiários foram incluídos no programa.
A entrega, na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, contou com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho, do secretário Rodrigo Carvalho, além das equipes técnicas da secretaria.
Criado por lei municipal, o Cartão Goitacá é um benefício de transferência de renda, no valor de R$ 200, voltado para pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste mês de maio, o programa completou um ano oferecendo a possibilidade para que essas pessoas realizem a compra do mês em supermercados credenciados. Ao todo já são cerca de 14 mil beneficiários. Até o fim deste ano, a meta é atingir 20 mil famílias atendidas.
A entrega desta sexta-feira é referente ao mês de maio. Sendo assim, o prefeito anunciou que os beneficiários já iriam receber o cartão com o crédito disponível para compras. Já no dia 01 de junho, o cartão será novamente recarregado. Para o prefeito, completar um ano de benefício para a população mostra o compromisso que o governo e toda a sua equipe tem com as pessoas que mais precisam no município. Ele também reforçou que o Cartão Goitacá é um programa que, para ser disponibilizado, passa pelo crivo de equipes de assistência social.
“Eu faço questão de estar presente em todas as entregas, porque é um momento muito importante para essas famílias. É um benefício extremamente avaliado pelas equipes de assistência social do município. Então, ele é realmente para quem precisa. Mês a mês, a gente faz a entrega para que as pessoas consigam se alimentar e assim a gente torna a cidade mais igual”, explicou Wladimir.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, participou da entrega e falou sobre a importância de oferecer o benefício para a garantia da segurança alimentar de diversas famílias.
“Assim como em outras entregas, hoje a gente vê o sorriso e gratidão dessas pessoas, em poder receber o benefício que é de direito delas. A gente já ouviu histórias de pessoas que estavam sem comer carne há meses. Isso tem que ser mudado. Acredito que a gente vem mudando a realidade dessas famílias. Eu gostaria de dizer que nada disso seria possível sem o empenho das nossas equipes”, disse o secretário.
IMPORTÂNCIA
Flávia Ribeiro está desempregada e tem dois filhos. Para ela, o benefício chegou em boa hora.
Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação
“Eu estou muito feliz e grata de receber o benefício. Vai melhorar muito a alimentação da minha família. Como eu não estou trabalhando fora, ele vai me ajudar com as compras de casa”, disse a nova beneficiária.
Outra mãe e dona de casa que recebeu o Cartão Goitacá foi Raissa Pessanha, que tem dois filhos pequenos. “Eu moro de aluguel com os meus filhos, então vai ajudar bastante nas compras. Com duas crianças, já estava ficando muito difícil e os meninos já estavam ficando sem as coisas. Vai ajudar muito a gente. Estou muito feliz”, disse a mãe.
O Cartão Goitacá e seus critérios para ser concedido. As famílias beneficiárias precisam ser referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).
São priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição, idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. Segundo a lei, a concessão do benefício deve ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.