O laboratório Brincar & Aprender adquirido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é composto por estantes de recursos educacionais e conjuntos de recursos lúdicos com diversas ferramentas que estimulam a prática pedagógica. Os professores das escolas e creches da rede municipal de ensino têm utilizado o material de forma extremamente criativa para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
E neste mês de maio, os educadores estão explorando os recursos para desenvolver atividades de educação no trânsito. Isso porque o material também contém objetos como placas de trânsito, pista, faixas de pedestre, etc. Unidades como a Escola Municipal Augusto Machado Viana, na Codin, e Creche João Siqueira dos Santos, na Tapera, não ficaram de fora.
“Os materiais do laboratório são excelentes, auxiliam de maneira contextualizada e prática os conteúdos construídos durante as aulas. Aprender participando, experimentando e explorando esses materiais faz toda a diferença para o desenvolvimento da aprendizagem”, disse a professora da EM Augusto Machado, Patrícia Neiva.
A diretora da unidade, Ana Lucia Ricardo Carvalho, acrescentou: “O laboratório está sendo de suma importância para trabalharmos esse e outros projetos em nossa escola. O material é de excelência e as crianças gostam muito. E graças a ele também está sendo possível trabalharmos a educação para o trânsito”, disse.
De acordo com a professora Karina Alves Sanguedo, da Creche da Tapera, na educação infantil as crianças vivem uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano nos aspectos educativo ,emocional, intelectual, social e motora. “É por meio das brincadeiras que a criança estimula suas capacidades de pensar. A educação no trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito. E o laboratório brincar e aprender transforma o conhecimento em ação por meio de material concreto, vivenciando situações encontradas no cotidiano”, destacou.
A coordenadora da Educação Infantil Anos Iniciais, Sirlei Ávila, afirmou que o Laboratório disponibiliza recursos didáticos e jogos que tornam as aulas mais lúdicas e criativas, atendendo cada etapa do desenvolvimento das nossas crianças. Foi entregue em 211 unidades escolares, sendo 81 creches, 46 escolas com educação infantil e 84 escolas com ensino fundamental anos iniciais.
“Os laboratórios oferecem diferentes recursos de linguagens fundamentais no processo de construção da aprendizagem, pois é através do brincar que a criança expressa sentimentos, conhece a si, o outro e o mundo, reflete ações prazerosas e partilha brincadeiras com o outro; expressa sua individualidade, os movimentos, os sentidos e a utilização de várias linguagens levando-a à reflexão”, explicou.
As ações integram a Campanha Maio Amarelo, um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, cujo objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito; além de mobilizar toda a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.